O DIVO11 é um ETF (Exchange-Traded Fund) listado na bolsa de valores brasileira B3, que tem como objetivo replicar o desempenho do índice IDIV (Índice Dividendos), composto por ações de empresas que oferecem bons dividendos aos acionistas.
O fundo é gerenciado pelo Itaú Unibanco e sua carteira é composta por ações de empresas que fazem parte do índice IDIV. As empresas selecionadas são aquelas que distribuem aos seus acionistas um percentual elevado de seus lucros na forma de dividendos, o que pode proporcionar uma fonte de renda extra aos investidores que buscam retornos estáveis a longo prazo.
Sendo assim, o DIVO11 é uma opção para os investidores que desejam obter exposição ao mercado de ações brasileiro e diversificar sua carteira com ações que oferecem bons dividendos.
Além disso, como um ETF, o DIVO11 permite que os investidores possam investir em um portfólio diversificado de ações com uma única operação na bolsa de valores, o que pode ser mais eficiente e prático do que comprar diversos papéis individualmente.
De acordo com a metodologia adotada pelo ETF em questão, no mínimo 95% da sua carteira precisa ser composta por ações de empresas que são parte do IDIV, que por sua vez, possui os seguintes critérios de inclusão:
- Estar entre os ativos elegíveis que, no período de vigência das 3 carteiras anteriores, em ordem decrescente do Índice de Negociabilidade, representem em conjunto 99% do somatório total desse indicador.
- Estar presente em 95% das sessões de negociação no período de vigência das 3 carteiras anteriores;
- Não ser classificado como Penny Stock;
- Estar dentro dos 33% do total de ativos com os maiores dividend yields distribuídos pelos ativos nos últimos 36 meses;
- Ter o somatório dos dividend yields de cada 12 meses consecutivos observados no período de 36 meses maior do que zero.
É importante lembrar que assim como qualquer outro, os investimentos em ETFs apresentam riscos e que o desempenho futuro do DIVO11 pode ser diferente do seu desempenho passado.
Por isso, é recomendável que o investidor avalie cuidadosamente as características do ETF e seus objetivos de investimento antes de tomar uma decisão de compra.