Quando se pensa em investidores de sucesso, Peter Lynch é um nome que, obrigatoriamente, deve ser mencionado. Isso porque além de empresário, Lynch ficou muito famoso no mundo dos investimentos devido às suas importantes lições para as pessoas que buscam independência financeira.

Por isso, se você quer saber mais sobre esta lenda, continue neste artigo. Nele, vamos apresentar a você a história de Lynch, qual é a sua estratégia de investimentos, quais livros ele já publicou e muito mais. Confira!

Quem é Peter Lynch?

Quem é Peter Lynch
Quem é Peter Lynch – Fonte: Divulgação

Nascido em 19 de Janeiro de 1944, nos Estados Unidos, Peter Lynch é um investidor americano e ex-gestor do maior fundo de ações do mundo, o Fidelity Magellan Fund.

Aos 10 anos, Lynch perdeu seu pai. Dessa forma, sua mãe teve que trabalhar para sustentar a casa. Anos mais tarde, Peter entrou para o Boston College, onde estudou Filosofia, História e Psicologia.

Quando ainda estava em Boston College, ele usou suas economias para comprar 100 ações da Flying Tiger Airline, a 8 dólares cada. Alguns anos depois, cada ação que havia comprado já valia 80 dólares.

Além disso, 3 anos após se formar, em 1968, Lynch se tornou mestre em Administração de Empresas pela Universidade da Pensilvânia.

Porém, antes disso, em 1966, Lynch iniciou sua carreira no mundo de investimentos como estagiário na Fidelity Investimentos. Entretanto, obrigações militares fizeram com que ele se afastasse do mundo dos negócios, voltando somente em 1969, quando foi contratado definitivamente pela companhia.

Além disso, somente alguns anos mais tarde, de 1974 a 1977, Lynch já havia se tornado diretor de pesquisas do grupo. Em 1977, no entanto, Peter se tornou gerente do Fidelity Magellan Fund.

Dessa forma, sob sua tutela, o fundo migrou de uma carteira de 18 milhões de dólares em ativos para 14 bilhões de dólares, com uma média de retorno anual de 29%. Muito do crescimento do fundo se deu ao fato de Lynch apostar em empresas como Ford, Volvo, General Eletric, Fannie Mae, MCI, etc.

Em 1990, ano que deixou o Magellan Fund, Peter passou a investir seu tempo e dinheiro em filantropia. Nesse sentido, surgiu a Fundação Lynch, uma instituição que, desde sua criação, já doou mais de 80 milhões de dólares.

As causas que a instituição apoia estão relacionadas à educação, organizações religiosas, organizações culturais e históricas e também hospitais e pesquisas médicas.

Qual é a estratégia de investimentos de Peter Lynch?

Qual é a estratégia de investimentos de Peter Lynch?
Qual é a estratégia de investimentos de Peter Lynch? – Fonte: Divulgação

A estratégia de investimentos de Peter Lynch é baseada em investimentos em valor e também em buy and hold. Nesse sentido, sua filosofia de investimentos possui foco principalmente em quatro fatores: invista em negócios que você consiga entender, faça sua lição de casa a respeito dos seus investimentos, invista para o longo prazo e não exagere na diversificação.

Além disso, segundo Peter, tentar advinhar o timing do mercado não adianta em nada. O foco deve ser em escolher boas empresas para ser sócio e ter paciência. De acordo com ele, esse é o ponto chave para fazer dinheiro no mercado de ações.

Ainda, Lynch também acredita que, quando se trata de potencial para descobrir negócios rentáveis, investidores individuais possuem vantagem com relação a profissionais.

Isso ocorre porque investidores individuais possuem maior liberdade no que diz respeito a agir de forma independente, além de potencial para achar boas oportunidades no dia a dia em coisas que conhecem.

Por isso, veja as estratégias de Peter Lynch de forma mais explicada, para que assim você possa aplicá-las nos seus investimentos:

Invista no que você conhece

Invista no que você conhece
Invista no que você conhece – Fonte: Freepik

De acordo com Peter, investir no que você conhece é um dos princípios mais importantes para você ter sucesso em seus investimentos. Nesse sentido, para ele, concentrar-se naquilo que você domina irá te ajudar a identificar boas oportunidades.

Por isso, não invista em um segmento que você não tenha nenhum contato, pois isso tornará o processo de análise e acompanhamento mais difícil.

Ainda, Peter se orgulha de ter descoberto vários investimentos de maneira simples, seja dirigindo, caminhando ou até mesmo conversando com seus amigos e familiares.

Faça a sua lição de casa

Faça sua lição de casa
Faça sua lição de casa – Fonte: Freepik

Outro ponto importantíssimo da estratégia de investimentos de Lynch é fazer sua lição de casa. Dessa forma, após identificar boas oportunidades, é necessário realizar uma análise fundamentalista daquela empresa.

Por isso, de acordo com ele, nunca invista em uma empresa sem analisar sua governança, perspectiva de crescimento, condição financeira, etc.

Invista para o longo prazo

Invista no longo prazo
Invista para o longo prazo – Imagem: Freepik

Segundo Peter, investir pensando no longo prazo é essencial. Dessa forma, não será necessário se preocupar com as oscilações de curto prazo que acontecem, pois lá na frente o resultado virá.

Além disso, Lynch também acredita que muitos mais investidores perdem dinheiro por tentar “prever” o mercado do que devido as oscilações em si.

Não exagere na diversificação

Não exagere na diversificação
Não exagere na diversificação – Fonte: Freepik

Por fim, outro fator crucial para sua estratégia é não diversificar demais. Dessa maneira, Peter ressalta que uma diversificação exagerada do portifólio pode prejudicar o investidor quando este for fazer uma pesquisa eficiente para acompanhar os papéis.

Entretanto, entenda: não é que ele não defenda a alocação dos ativos, muito pelo contrário, ele mesmo possui uma carteira diversificada. Porém, é necessário que o investidor simplifique seus investimentos e mantenha só os ativos essenciais, para que possa manter o estudo e acompanhamento do mercado.

Livros escritos por Peter Lynch

Livros escritos por Peter Lynch
Livros escritos por Peter Lynch – Fonte: Divulgação

Peter Lynch escreveu diversos livros que podem ser usados como fonte de seus conhecimentos a respeito suas estratégias e pensamentos. Por isso, confira quais são eles abaixo:

One Up on Wall Stret

One up on wall street
One Up on Wall Stret – Fonte: Capa de livro

Neste livro, que já foi bestseller número 1, Lynch apresenta conselhos super fáceis de seguir para que você consiga desvendar a diferença entre as boas e péssimas escolhas de ativos, por meio da revisão da questão financeira da companhia e também entendendo quais números realmente importam.

Beating the Street

Beating the street, por peter lynch
Beating the Street – Fonte: Capa de livro

Já em Beating the Street, Peter ensina como montar uma estratégia mútua de fundo, mostrando suas próprias estratégias para escolher ativos de forma bem explicativa. Além disso, neste livro, Peter também descreve como um investidor individual pode melhorar a performance dos seus investimentos.

Learn to Earn

Learn to earn
Learn to Earn – Fonte: Capa de livro

Em Learn to Earn, Peter mostra um estilo acessível para qualquer um que está na idade de faculdade ou mais velho a como ler e entender sobre ações, seja no jornal diário ou até mesmo entendendo um relatório anual de uma empresa. Além disso, ele também explica o porquê de ser necessário que todos prestem atenção no mercado de ações.

The Ugly Advantage

the ugly advantage
The Ugly Advantage – Fonte: Capa de livro

Em The Ugly Advantage, Peter Lynch fala sobre o futuro da atenção na era da distração. Dessa forma, ele compartilha sua experiência como um executivo listado na Fortune 500, empreendedor premiado e palestrante do TED Talks.

O jeito Peter Lynch de investir

O jeito Peter Lynch de investir
O jeito Peter Lynch de investir – Fonte: Capa de livro

Por fim, em O jeito Peter Lynch de investir, o autor traz conselhos atemporais sobre o mercado de ações e também explica porque investir no longo prazo pode trazer resultados incríveis.

Frases marcantes de Peter Lynch

Frases marcantes de Peter Lynch
Frases marcantes de Peter Lynch – Fonte: Divulgação

Por fim, para terminar este post sobre essa personalidade importantíssima, escolhemos algumas das suas frases mais marcantes para te inspirar e também te fazer entender sobre como a mente dessa lenda funciona e quem sabe aprender algo novo. Veja!

  • “Antes de comprar, você precisa saber explicar o que está comprando”;
  • “Quanto mais se sabe sobre uma empresa, seu negócio, produtos e concorrentes, mais chances temos de encontrar uma boa história para se investir”;
  • “Ações não são bilhetes de loteria. Por trás de cada papel há uma empresa. Se a empresa se sair bem, com o tempo, as ações vão bem e vice-versa”;
  • “No mercado de ações o órgão mais importante é o estômago e não o cérebro”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui