Aqui, você fica sabendo tudo sobre LBTR, o que é, como funciona, e muito mais.

Muito provavelmente, você já conhece e utiliza métodos de pagamento como o PIX, que permitem realizar transferências instantâneas de dinheiro para outras contas, garantindo muito mais praticidade no dia a dia dos usuários, e dinamismo para o mercado financeiro.

Essas novas tecnologias vieram para agilizar o processo de pagamento em todo o Brasil e no mundo. E são conhecidos como sistemas de Liquidação Bruta em Tempo Real (LBTR).

Como a tendência é que esses sistemas cresçam cada vez mais nos próximos anos, vamos te contar tudo sobre LBTR nesse artigo, e te mostrar quais são as principais vantagens dessa tecnologia.

Basicamente, os sistemas LBTR são o futuro das transações de fundos e recursos. Pois, o que mais prezamos hoje em dia é tempo e agilidade, não é mesmo?

Então, se você ainda não conhece muito bem do que se tratam esses sistemas, continue com a gente para entender melhor a dinâmica desses sistemas, e o motivo de serem tão importantes hoje em dia. Boa leitura!

O que é LBTR?

LBTR significa Liquidação Bruta em Tempo Real.
LBTR significa Liquidação Bruta em Tempo Real. Ilustração por Freepik

Como comentamos brevemente na introdução, LBTR é a sigla para se referir a um sistema chamado de Liquidação Bruta em Tempo Real. Ele já está presente em diversos meios de pagamento e transferência de recursos hoje.

Nesse tipo de regime, a liquidação das transações de recursos ocorre imediatamente. Há o envio da mensagem de pagamento e, também, do valor bruto da transferência. Por isso, não é necessário e nem obrigatório compensar as ordens de pagamento que recebeu.

Aliás, esse é o principal ponto que difere o LBTR de outros sistemas de transferência. Enfim, continue lendo para entender melhor como funciona a dinâmica do LBTR na prática!

Como funciona o LBTR?

Só pelo nome, já dá para ter uma ideia de como os sistemas LBTR funcionam! As transferências que se encaixam nesse sistema, permitem a transferência de recursos de forma instantânea pelos usuários, chegando ao seu destino em pouquíssimos minutos.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, esses sistemas não se parecem com o TED, por exemplo. Pois, no caso das Transferências Eletrônicas Disponíveis, a efetivação do processamento pode levar um tempo para acontecer, chegando a horas.

Outra desvantagem desses modelos de transferências mais antigos, como acontece no TED também, é que há um período de tempo no dia, que é possível acessá-lo e utilizá-lo.

Desse modo, se você precisa transferir um dinheiro de forma urgente na madrugada para alguém, o TED não te permite isso.

Isso acontece pois, nesse caso, quando há uma ordem de transferência, o banco utiliza a ordem de DOC, e a compensação pode levar até um dia para ser concluída.

Além disso, só é possível realizar a ordem, e a sua compensação só ocorrerá em dias úteis, e dentro dos horários definidos.

No caso de outras formas de transferências, como os boletos, o processo pode ser ainda mais demorado, levando entre 48 e 72 horas para ser creditado na conta do recebedor.

Pix

Agora pense no Pix, um dos mais novos sistemas de transferência de dinheiro no Brasil. Basta acessar o app, colocar o valor, selecionar o contato e pronto!

Em questão de minutos, o dinheiro cai na conta do destinatário. Isso é o que representa uma liquidação bruta em tempo real.

De acordo com o Banco Central, a estimativa é que o processo leve menos de 10 segundos para acontecer. Ou seja, para que o dinheiro chegue na conta de destino, além de estar disponível em todos os dias da semana, e sem limitação de horário para utilizar o recurso.

Como o LBTR é um sistema de liquidação do valor bruto, as transferências feitas por esses sistemas ocorrem individualmente, o que quer dizer que não é possível realizar a apuração do saldo (as relações entre débito e crédito).

Por outro lado, como é um sistema que funciona em tempo real, as liquidações das transações são feitas continuamente. Ou seja, a qualquer momento.

No caso de sistemas que não realizam transações instantâneas, falamos que as liquidações são periódicas.

LBTR pode ser realizada depois do horário bancário?

Sim! Transações no formato LBTR podem ser feitas fora do horário bancário e todos os dias da semana, sem limite de horário. Essa é uma das grandes vantagens deste sistema.

Pois ele garante a transação “imediata” e do valor bruto de forma instantânea.

Por que os sistemas LBTR estão crescendo?

Por que a LBTR está crescendo?
Foto por Freepik

São diversos os benefícios dos sistemas LBTR, e já citamos as principais no decorrer do artigo.

Contudo, além dessas vantagens que nós podemos aproveitar no dia a dia, existem várias outras que facilitam, inclusive, a vida dos bancos e a saúde financeira da economia como um todo.

Vale destacar que esse sistema minimiza muito os riscos dos processos de pagamento como um todo, além de eliminar grande parte dos riscos bancários que geralmente acometem os processos de liquidação de transações.

Isso acontece, pois, a liquidação ocorre em tempo real e pelo valor bruto, sendo realizada uma a uma pelos bancos e instituições financeiras.

Esses pontos ajudam muito a eliminar os lags que ocorrem nessas transações, bem como os riscos de crédito, e alguns riscos sistêmicos em potencial.

A grande maioria dos riscos dessas transações está na defasagem do tempo. Por isso, os sistemas LBTR conseguem minimizar muito esses problemas. Além disso, também dão muito mais conforto aos usuários e aos bancos.

Hoje, as pessoas e as instituições buscam por tecnologias que permitam otimizar os processos e o dia a dia.

Por isso, esses sistemas com liquidação bruta em tempo real estão crescendo tanto, e tomando o lugar de antigos sistemas.

A tendência é que, cada vez mais, essas transações possam ocorrer de forma rápida, instantânea, dinâmica, com menos burocracia e de qualquer lugar do mundo.

Vantagens do LBTR

Como você pode perceber, os sistemas LBTR são repletos de vantagens para todas as partes que utilizam o sistema. Veja quais são as principais delas abaixo:

Muito mais seguros e com alta proteção

O LBTR é praticamente um método que não possui riscos. E a sua gestão é feita por um sistema de segurança e proteção muito alto, para garantir que todo o processo não seja burlado, e dificulte o aparecimento de bugs e fraudes.

Mais rápido

Obviamente, uma das principais vantagens dos sistemas LBTR, é que esse método de transferências de recursos ocorre em tempo real. Ou seja, não existe a possibilidade de ocorrer atrasos, e nem é necessário esperar pela liquidação.

É como se você simplesmente pegasse o dinheiro na mão, e entregasse nas mãos do destinatário, mas de uma forma totalmente tecnológica.

Em questão de segundos, o processo é concluído e ocorre a transferência dos fundos para a outra parte, seja ela uma organização ou outra pessoa. 

Minimiza os riscos dos sistemas de pagamentos tradicionais

No tópico anterior, explicamos um pouco sobre como os sistemas LBTR conseguem ajudar a limitar, de forma efetiva, os riscos que acometem os sistemas de pagamento, sendo esse um dos principais fatores que levam essa tecnologia a crescer cada vez mais.

Os processos de liquidação dos bancos estão sujeitos a riscos. Mas, o fato dos sistemas LBTR utilizarem tecnologias de transferência em tempo real e contínuas, já elimina diversos riscos relacionados a isso.

Liquidez rápida e imediata

LBTR possui alta liquidez
LBTR possui alta liquidez – Foto por Freepik

Outro ponto bem característico e muito vantajoso dos sistemas LBTR, é a liquidez imediata para o destinatário. Afinal de contas, as transações são imediatas.

Dessa forma, os sistemas garantem que o processo seja muito mais prático, cômodo e seguro.

Inclusive, muitos estabelecimentos já aceitam pagamentos através de sistemas LBTR, pois é possível visualizar na hora a confirmação de envio e de recebimento.

Menos restrições de horários

Por fim, enquanto outras tecnologias de transferências possuem um período para serem utilizadas funcionando, geralmente, dentro do horário bancário, os sistemas LBTR permitem que os usuários realizem esses processos com mais tranquilidade e a qualquer momento. Pois ele é isento da necessidade de liquidação.

Dessa forma, o sistema se torna muito mais útil, e consegue funcionar mesmo depois do horário de fechamento do seu banco ou instituição financeira.

Ficou mais claro como funcionam os sistemas LBTR, e o motivo de estarem crescendo tanto?

Como comentamos lá no início, você, provavelmente, já utilizou vários recursos do tipo. E a tendência é que eles estejam cada vez mais presentes no nosso dia a dia.

Pois a tecnologia consegue oferecer o que mais procuramos como pessoas e como empresas: otimização de processos e agilidade.