Banco ou corretora: Escolher entre banco ou corretora para fazer seus investimentos é uma dúvida bastante recorrente entre os acionistas. 

No Brasil, o que acontece é que a maioria das pessoas prefere deixar seu capital armazenado em bancos. 

Mas, será que é uma boa opção? Qual a diferença entre banco e corretora? É seguro investir por corretora?

Pensando nisso, elaboramos esse artigo completo sobre como escolher entre o banco ou corretora. 

Confira a seguir!

Banco ou corretora – O que são corretoras?

No Brasil, as corretoras surgem bastante influenciadas por uma demanda de mercado. Se você conhece minimamente a B3, sabe que ações não podem ser negociadas por pessoas físicas.

Então, quem negocia?

Em suma, as operações financeiras que ocorrem na B3 são negociadas através de pessoas jurídicas, como os bancos e corretoras que possuem a autorização da CVM para atuarem como intermediadores de valores mobiliários (como as ações).

Como apenas pessoa jurídica pode fazer as negociações, bancos ou corretoras são as instituições intermediárias, constituindo uma ponte entre a pessoa física e os investimentos da Bolsa de Valores.

Como resultado, foram criadas as corretoras que são especializadas nesse serviço, diferente dos bancos que oferecem outros serviços. Ou seja, corretoras são instituições financeiras destinadas à intermediação de negociações entre empresas e pessoas físicas.

Apesar disso, em uma única corretora os acionistas podem investir de maneira individual

Há varias diferenças entre investir em banco ou corretora. Confira aqui as diferenças.
Há varias diferenças entre investir em banco ou corretora. Confira aqui as diferenças. Foto por Freepik.

Qual a diferença entre investir por banco ou corretora?

Banco ou corretora: Rentabilidade

A rentabilidade dos bancos é bem mais limitada do que nas corretoras. Afinal, em uma corretora o cliente tem a sua disposição uma quantidade bem maior de produtos financeiros, da mesma maneira que uma lucratividade bem mais poupuda.

Banco ou corretora: Serviços oferecidos

Como as corretoras nascem para serem intermediárias, todos os serviços ofertados por ela estão ligados ao setor de investimentos. 

Por outro lado, os bancos trabalham com outros serviços, por exemplo, financiamentos, empréstimos ou cartões de crédito.

Banco ou corretora: Nível de praticidade 

Os bancos costumam trabalhar com análise de crédito em todos seus produtos. Neles, construir uma relação de confiança demanda tempo e recursos significativos

Todavia, em uma corretora, além de ser mais fácil abrir sua conta, também costuma ser simples o acesso às primeiras opções de investimentos. 

Produtos de investimentos

Nos bancos, é mais comum que o investidor tenha como opção apenas aqueles títulos e aplicações emitidos por ele próprio

Já as corretoras são comparadas aos shoppings. Assim, o investidor terá uma variedade de opções de produtos financeiros para escolher, não ficando limitado aos produtos daquela instituição.

Autonomia e atendimento

Diferente dos bancos, a maioria das corretoras funciona virtualmente, com aplicativos avançados, com opções excelentes de investimentos e acessibilidade de ponta.

Apesar de haver bancos físicos que trabalhem de maneira digital, nem sempre eles possuem a devida estrutura para comportar investidores com interesses diversos.

Ter uma boa plataforma digital é uma caracteristica importante na hora de escolher um banco ou corretora.
Ter uma boa plataforma digital é uma característica importante na hora de escolher um banco ou corretora. Foto por Freepik.

Especialização

Essa diferença é quase uma continuação da anterior. Nos bancos, os funcionários trabalham com outros produtos financeiros. Como resultado, o grau de especificidade deles pode ser menor. 

Em uma corretora, você terá uma equipe de pessoas cuja missão será acompanhar o desenvolvimento, oscilações e tendências dos investimentos. 

Nas corretoras, os funcionários fazem a análise do seu perfil e, de acordo com ele, oferecem as opções de investimentos. 

O que você deve avaliar na hora de escolher uma instituição para investir?

Como saber qual é o melhor banco para investir seu dinheiro?

Para cada pessoa há uma instituição mais adequada. Inclusive, para alguns clientes investir por um banco será uma boa opção. 

Mas, para conseguir definir qual a melhor opção, separamos alguns critérios para o momento da escolha:

  • Defina os seus objetivos: o que pretendo ao investir? Pretende aumentar a renda, ter uma reserva de emergência ou guardar para aposentadoria?
  • Saiba no que investir: quero investir em quê? Ações? FIIs? Renda fixa?
  • Opções de investimento: a instituição a qual sou cliente oferece essa opção de investimento? Se sim, quais as condições, taxas, rendimentos? Nessa etapa, a intenção é descobrir se a sua instituição poderá suprir sua necessidade ou se será necessário buscar outra. 
  • Pesquise por outras opções: caso sua instituição não atenda seus requisitos ou se ainda não for cliente de nenhuma instituição, procure a que melhor se adequar aos seus objetivos. 
  • Analise cada item da proposta: rendimento, credibilidade, grau de confiança no mercado e, principalmente, taxas de juros e tributos que incidirão sobre seus investimentos. 
  • Converse com outras pessoas: nem sempre é possível, mas caso consiga, busque a opinião de terceiros que já investiram com aquele banco ou corretora.

O que acontecerá se a corretora falir?

Essa é uma das maiores desconfianças das pessoas sobre as corretoras. 

Mas, não se preocupe! Se a sua corretora falir, existe somente uma possibilidade de perda do dinheiro: se ele estiver líquido na sua conta. 

Por isso, é recomendável deixar pouquíssimo dinheiro em conta. 

E por que esse é o único risco que corro?

Simples. Já dissemos que as corretoras são intermediadoras, certo? 

Assim, o dinheiro investido não é propriedade da corretora. Cada ativo é registrado, ficando protegido por diferentes entidades. Em suma, essas entidades são as Centrais de Custódia, como a Selic, Cetip, B3 (BM&FBOVESPA), entre outros.

Vantagens e desvantagens de investir por banco ou corretora

Banco

Vantagens: 

  1. Maior segurança;
  2. Investimentos mais tranquilos;
  3. Ganho de benefícios em outros produtos do banco ao investir com ele.

Desvantagens:

  1. Pequena variedade de investimentos;
  2. Possibilidade de serem cobradas taxas mais elevadas.

Corretora

Vantagens: 

  1. Transparência;
  2. Acessibilidade das plataformas;
  3. Maior variedade de ativos;
  4. Acompanhamento especializado conforme o perfil e objetivos do investidor;
  5. Rendimentos potencialmente maiores.

Desvantagens:

  1. Riscos relativos à perda do dinheiro na conta (em caso de falência);
  2. Algumas corretoras apresentam plataformas muito complexas, dificultando o manuseio pelo investidor;
  3. Cobrança de taxas de manutenção (mas é possível encontrar corretoras que isentam).

Onde será que os mais ricos investem seu dinheiro?

Bom, pessoas muito ricas costumam ter a sua disposição funcionários contratados especificamente para realizar suas aplicações. Geralmente, eles fazem isso para evitar desatualizações e poupar tempo, já que a rotina de qualquer milionário é cheia de obrigações.

Assim, para os mais ricos o banco oferece soluções mais completas e desenhadas conforme suas necessidades, uma vez que o banco não só irá cuidar dos investimentos, mas também de outras ofertas, como cartões de crédito, financiamentos, empréstimos, operações de câmbio e muito mais.

Em 2020, o Valor Investe publicou o levantamento da SmartBrain apontando que os ativos preferidos pelos mais ricos foram as ações, fundos de ações, renda fixa, FIIs e fundos de multimercados. 

Vale destacar que, mesmo para essas pessoas, as corretoras permanecem sendo a opção mais viável.

Será que os ricos investem no banco ou corretora?
Será que os ricos investem no banco ou corretora? Foto por Freepik.

Como escolher a melhor corretora para investir seu dinheiro?

Para escolher a melhor corretora, siga o nosso passo a passo à risca:

  1. Confira se aquela corretora é confiável:
  1. Observe todas as taxas que envolvem aquela corretora (inclusive a taxa de custódia);
  2. Veja as condições de corretagem;
  3. Observe se há algum benefício para ser ofertado aos clientes;
  4. Se possível, faça um teste na plataforma da corretora.

Como funciona o investimento por uma corretora

Como dito anteriormente, a corretora atua como uma intermediária. Assim, seu objetivo é fazer a ponte entre investidor e investimentos. 

Ao escolher a corretora e abrir a conta, você já consegue negociar as ações, seja comprando ou vendo qualquer ativo. Para iniciá-las, basta fazer depósitos na sua conta da corretora para liberar o capital.

Assim, você poderá realizar as operações via aplicativo, home broker ou plataforma web. 

Há vários pontos para se considerar ao escolher um banco ou corretora.
Há vários pontos para se considerar ao escolher um banco ou corretora. Foto por Freepik.

Afinal, é melhor investir com um banco ou corretora?

Se você não possui milhões já investidos, é melhor investir com uma corretora. Além de ser seguro, é mais prático e rentável.

Com uma corretora, você terá maior autonomia para dar os primeiros passos no mundo dos investimentos. Além de contar com plataformas e atendimento agilizado e profissional.

Contudo, se você for um cliente de altíssima renda de um banco, pode acontecer de investir através dele ser a melhor escolha.

Para o público em geral, investir no banco é sinônimo de um atendimento aquém em relação as altas taxas cobradas. Contudo, clientes de alta renda e do Private Banking possui um atendimento personalizado com profissionais gabaritados.

Além disso, o banco dá diversas vantagens para esse público investir com eles, como isenções de tarifas. Bem como oferecem soluções mais completas, como operações de crédito e câmbio.

Entretanto, esses benefícios dos bancos só são disponíveis para quem já possui um portfólio robusto de investimento.

Conclusão

Escolher entre banco ou corretora não é tão difícil quanto parece. 

Na verdade, uma boa corretora apresenta vantagens extremamente significativas frente a um banco para o público em geral. Isso porque oferecem um portfólio maior de produtos financeiros, menores taxas, acompanhamento profissional e, muitas vezes, melhores plataformas digitais.

Ainda assim, o banco poderá ser a melhor escolha para certos perfis de clientes. Por isso, avalie com atenção as opções do mercado comparando com suas necessidades específicas.

Quer aprender mais sobre como escolher a melhor corretora de ações para você? Confira esse artigo onde te contamos quais são as melhores e como escolher a sua!