Perder o medo de investir não é algo que acontece de uma hora para a outra. Ainda mais se o investidor não souber por onde ele deve começar.

No mundo dos investimentos, com tantas alternativas diferentes para aplicar dinheiro, se sentir perdido e ter certo receio é natural. Mas se alguns investidores conseguem, você também pode.

Foi com isso em mente que a Investidor 10 resolveu separar 7 dicas para você perder o medo de investir e começar a ganhar dinheiro já. Vamos lá?

1. Faça um teste para descobrir o seu perfil de investidor

Perder o medo de investir: A primeira coisa que todo investidor deve fazer para perder o medo de investir, é descobrir qual é o seu perfil de investidor. Isso irá lhe dar um norte de por onde começar.

Saber o seu perfil é importante porque existem investimentos que são mais arriscados e outros que são mais seguros. Proporcionando maior ou menor volatilidade.

Se o investidor não tiver o preparo psicológico para aguentar grandes volatilidades, ele é considerado um investidor conservador. Já os que gostam de se arriscar, são arrojados.

Entre o investidor conservador e o arrojado está o investidor moderado. Este perfil gosta de dividir os seus investimentos entre renda fixa e renda variável.

Fazer um investimento que não se enquadra no seu perfil, por conseguinte, pode não só acabar trazendo prejuízos financeiros, mas também frustração.

2. Entenda no que você está investindo seu dinheiro

Entenda no que você está investindo seu dinheiro
Entenda no que você está investindo seu dinheiro – Foto: Freepik

Perder o medo de investir: A segunda atitude que o investidor deve tomar para perder o medo de investir, é se certificar de que ele está investindo em algo que ele entende plenamente como funciona.

Em outras palavras, não é uma aplicação que está sendo feita por recomendação de amigos, familiares, coaches ou analistas financeiros que agem com má fé.

Se o investidor quer investir, por exemplo, na ação de uma empresa de energia, ele precisa entender não apenas como funcionam as ações, mas também sobre o setor de energia.

Caso este investidor queira investir em ações de uma empresa do setor de varejo, ele deve entender também como é a dinâmica desse setor da economia.

Da mesma forma, aplicar dinheiro em criptomoedas ou em opções sem entender como é a dinâmica dessas aplicações, é igualmente perigoso.

Entretanto, é evidente que não existe nenhum investimento 100% seguro e, por isso, conhecer quais são todos os seus riscos (internos e externos) e possibilidades de ganho, é fundamental.

3. Leia livros sobre como aprender a investir

Conhecimento é a chave de tudo. Para perder o medo de investir, o investidor de primeira viagem precisa obter informações confiáveis de profissionais.

Hoje em dia há centenas ou mesmo milhares de livros escritos por grandes investidores ou teóricos do mundo dos investimentos e do mercado financeiro.

Você poderá entender quais são as estratégias de grandes investidores, quais são os critérios que eles utilizam, suas histórias, seus fracassos e vitórias.

Também é possível entender mais a fundo a respeito de cada tipo de investimento existente, independente do seu nível de investidor. Há livros para todos os perfis de 

4. Comece investindo uma quantia que não te fará falta

Perder o medo de investir: Uma dica fundamental para quem quer perder o medo de investir, é começar aplicando uma quantidade de dinheiro que não lhe fará falta, caso ocorra um imprevisto.

Quem está começando a investir e é muito apreensivo, precisa começar aos poucos. Aplique um dinheiro que esteja parado ou que não tenha serventia no momento.

Vá se acostumando aos poucos com os ganhos e as perdas. Essa é a melhor forma de ir preparando o psicológico para, no futuro, fazer investimentos mais agressivos.

Em outras palavras: não comece investindo um dinheiro que você pode vir a precisar, apenas pensando nas possibilidades de ganho. Isso se chama ganância.

A ganância, por sua vez, é um dos maiores inimigos de todos os investidores.

5. Aprenda sobre análise fundamentalista e técnica de ações

Aprenda sobre análise fundamentalista e técnica de ações
Aprenda sobre análise fundamentalista e técnica de ações – Foto: Freepik

Perder o medo de investir: O investimento em ações é um dos mais conhecidos e para os investidores iniciantes é uma das aplicações que causa mais espanto, principalmente entre a parcela dos brasileiros que não entende o funcionamento da bolsa de valores.

Para contornar o medo de investir em ações, procure conhecer melhor as principais teorias de investimento relacionadas a esse tipo de aplicação.

No caso, do mercado de ações as principais teorias e técnicas para análise dos ativos, são:

Cada uma delas prega uma abordagem diferente. Enquanto a primeira foca em analisar a fundo a empresa, a segunda se atém às movimentações de mercado, gráficos e etc.

O conhecimento que o investidor pode adquirir com elas irá ajudá-lo não só apenas a investir em ações, mas também com qualquer outro tipo de investimento.

6. Inicie com investimentos menos arriscados

Perder o medo de investir: Uma dica que pode ajudar muito qualquer investidor iniciante a perder o medo de investir de maneira geral, é começar com investimentos que sejam menos arriscados e voláteis.

Na prática, isso significa, procurar por opções da renda fixa, como CDBs, Tesouro Direto e Fundos de Renda Fixa.

Essa estratégia proporcionará um sentimento de confiança que pode ajudar esse investidor a se arriscar mais no futuro.

Como escolher uma corretora para
Homem fazendo contas. Foto por Freepik

7. Diversifique as suas aplicações financeiras

Perder o medo de investir: Por fim, a dica mais importante para perder o medo de investir, é usar uma estratégia de diversificação. Investir em aplicações diferentes garante mais segurança.

Vale destacar que não existe uma fórmula correta ou mais eficiente sobre qual a porcentagem ideal que um investidor deve ter do seu dinheiro em cada tipo de investimento.

Investidores conservadores, por exemplo, podem optar por colocar a maior parte do seu dinheiro na renda fixa, e apenas uma pequena parte em renda variável.

Já os investidores arrojados fariam o contrário, com apenas uma parcela do seu capital em renda fixa, como uma garantia contra eventualidades.

Por outro lado, investidores moderados costumam dividir de forma proporcional os seus investimentos, o que pode garantir maior segurança e também bons retornos.

Seja qual for a porcentagem de diversificação usada pelo investidor, o importante é que ele sempre tenha uma parte do seu dinheiro em outros ativos, como garantia.

Caso você queira aprender a investir o seu dinheiro sem medo, continue acompanhando os conteúdos da Investidor 10.