Melhores investimentos para começar: Vai começar a investir? Confira nesse conteúdo os 5 melhores investimentos para iniciantes, faça as suas escolhas e inicie a sua jornada em direção a segurança e liberdade financeira.

De acordo com os economistas e especialistas em gestão financeira, investir não deve ser um privilégio para pessoas bem sucedidas, mas um hábito de vida que todos precisam seguir.

Conquistar estabilidade e independência financeira é  um sonho compartilhado por milhões de brasileiros, no entanto, para alcançar esse objetivo é preciso reunir disciplina, foco e persistência.

Melhores investimentos para começar
2 homens de terno mexendo no tablet. Foto Freepik.

Você pode começar a investir quanto puder, sendo o mais importante que se crie um hábito de investir e realizar novas aplicações todos os meses. Entretanto, quanto mais você conseguir investir, maiores serão os seus rendimentos e mais próximo você estará da independência financeira.

Dica: Se possível invista mensalmente entre 20% a 30% da sua renda.

Pretende começar a investir, mas não sabe por onde começar? Inicie na renda fixa, opção que reúne aplicações de baixo risco e que exigem pouco conhecimento do mercado financeiro, ou seja, ideal para quem está apenas começando a investir.

Neste conteúdo, separamos para você, 5 boas opções da renda fixa, confira:

Melhores investimentos para começar

1.CDB – Certificado de Depósito Bancário

O CDB – Certificado de Depósito Bancário é um título emitido por instituições financeiras que desejam captar recursos no mercado com o objetivo de financiar suas atividades de crédito.

Sendo assim, quem investe em CDB está na prática, emprestando dinheiro para os bancos. Em troca desse “empréstimo” ou melhor investimento, você receberá uma determinada rentabilidade ao final do período de aplicação.

Existem basicamente dois tipos de rentabilidade em CDBs, são elas:

Pós Fixada: Taxa atrelada a algum indicador econômico de referência, como o CDI ou a Selic;

Pré Fixada: Taxa definida no momento do investimento no CDB.

Melhores investimentos para começar
Homem mexendo no computador – Foto: Freepik

Melhores investimentos para começar

2.Fundos de Renda Fixa

Fundos de renda fixa são também uma excelente opção para quem está começando a investir e que, portanto, não conhece muito sobre o mercado financeiro.

Os fundos possuem administradores responsáveis por tomar as melhores decisões em relação a aplicação dos recursos de seus investidores.

Na prática, você coloca dinheiro no fundo e um administrador toma as decisões por você, escolhendo as melhores opções do mercado em títulos de renda fixa.

Melhores investimentos para começar

3.LCI – Letra de Crédito Imobiliário

As LCIs – Letras de Crédito Imobiliário são um tipo de investimento composto por títulos de crédito destinados ao mercado imobiliário.

Na prática, quem investe em LCIs está emprestando dinheiro aos bancos para que esses por sua vez possam financiar a construção, incorporação e compra de imóveis.

Assim como acontece em outros títulos de renda fixa, o LCI é remunerado por uma taxa acordada entre o banco e o investidor.

Melhores investimentos para começar

4.LCA – Letra de Crédito do Agronegócio

Melhores investimentos para começar: De forma semelhante a LCI, temos a LCA – Letras de Crédito do Agronegócio, um tipo de investimento composto por títulos de crédito destinados ao financiamento do agronegócio.

Na prática, quem investe em LCAs está emprestando dinheiro aos bancos para que esses por sua vez possam financiar atividades do setor agrícola.

Para esse tipo de aplicação financeira, também existe uma remuneração a ser paga pelo banco ao investidor.

Melhores investimentos para começar

5.Tesouro Direto

Melhores investimentos para começar: Por fim, temos o Tesouro Direto, uma das opções mais conhecidas entre títulos de renda fixa.

O Tesouro Direto oferece aos investidores a possibilidade de comprar títulos emitidos pelo governo para captação de recursos no mercado.

Os recursos captados pelo governo através do Tesouro Direto são utilizados para auxiliar nos custos da máquina pública e no financiamento de projetos governamentais.

Na prática, quem aplica recursos no Tesouro Direto, está emprestando dinheiro para o Governo Federal.

Em contrapartida a esse “empréstimo”, o governo remunera os investidores como uma taxa que, assim como no CDB, pode ser pós fixada ou pré fixada.

Melhores investimentos para começar: Confira os 5 principais.
Plataforma do Investidor 10

Melhores Investimentos: Considerações Finais

Melhores investimentos para começar: Neste conteúdo você conheceu 5 opções de renda fixa para começar a investir com segurança e consciência em busca dos seus objetivos.

Vale lembrar, que a renda fixa funciona como uma reserva de emergências devido a segurança oferecida e a possibilidade de resgate rápido do valor investido.

Portanto, mesmo que possa parecer tentador investir na renda variável, (ações, fundos imobiliários, BDRs…), não faça isso até que você conquiste uma reserva na renda fixa que corresponda ao menos a 6 meses da sua renda.

Criar uma reserva de emergências na renda fixa é essencial e faz parte do caminho de aprendizado de todo o investidor. Uma vez conquistada a reserva você pode arriscar um pouco em busca de maiores rentabilidades, investindo também na renda variável.

Deseja aprender mais sobre o mundo dos investimentos? Continue acompanhando o blog do Investidor 10 ou assista um dos nossos cursos.

Siga no Instagram: investiro10oficial