Rumo (RAIL3) transporta mais em ferrovias, mas lucra menos no 3T25
Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.
🚂A Rumo (RAIL3) apresentou lucro líquido ajustado de R$ 721 milhões no segundo trimestre do ano, conforme balanço financeiro divulgado nesta quarta-feira (14). O lucro ajustado veio mais de quatro vezes superior ao resultado obtido em igual período de 2023.
No entanto, vale ressaltar que o segundo trimestre foi impactado por eventos extraordinários e não recorrentes, como as inundações do Rio Grande do Sul, que provocaram danos à infraestrutura ferroviária da Rumo na Malha Sul.
Portanto, as informações financeiras da companhia foram ajustadas para fins de melhor comparabilidade. Nesse contexto, a Rumo realizou provisão para impairment de R$ 2,57 bilhões, cabendo destacar que essa provisão é um ajuste contábil, sem efeito caixa.
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Já o Ebitda ajustado da companhia foi de R$ 2,14 bilhões no segundo trimestre, com margem de 60%. A maior margem de contribuição no trimestre, impulsionada por melhores tarifas, foi a principal alavanca do crescimento de resultado.
💰Em termos de receita líquida, a Rumo alcançou R$ 3.57 bilhões no segundo trimestre, crescimento de 29% em comparação anual.
Esse avanço foi observado em todas as operações, com aumento de 35% na Operação Norte, 9% na Operação Sul e 27% na Operação de Contêineres. Tal desempenho teve impulso dos maiores volumes e tarifas no trimestre.
A alavancagem financeira da empresa reduziu para 1,5 vez, com uma dívida abrangente líquida de R$ 10,1 bilhões.
Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.
Na visão do BTG Pactual, a transportadora de commodities só se endividou para distribuir proventos e investir mais.
O valor será distribuído aos acionistas que estiverem posicionados até o fim do pregão de 16 de junho.
Ferroviária é responsável pelo transporte de 24% do volume de grãos exportados pelo Brasil
O Conselheiro eleito foi CEO da Cosan (CSAN3) até abril de 2016 e retornou ao cargo em novembro de 2023.
No entanto, o Ebitda ajustado da companhia registrou alta de 33,4% no período.
Após o cumprimento de todas as condições precedentes, estima-se o período de 30 meses para construção.
Os fertilizantes serão importados pelo terminal no porto de Santos, localizado no Estado de São Paulo
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