Petrobras (PETR4) investirá US$ 1,2 bi para produção de bioQAV e diesel renovável
Após o aval, a empresa entra na etapa final para assinar os contratos, planejando dar início às obras até o encerramento de 2026.
A Petrobras (PETR4) negou nesta sexta-feira (7) o pedido de acionistas minoritários de que a troca na gestão da companhia seja confirmada em assembleia.
⛽ Acionistas minoritários pediram há uma semana que a Petrobras convocasse uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária) para a eleição dos membros do seu Conselho de Administração e da sua Presidência.
O pedido foi apresentado sete dias depois de Magda Chambriard tomar posse como conselheira e presidente da Petrobras. Ela foi indicada para o cargo após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitir Jean Paul Prates, em 14 de maio, e aprovada pelo Conselho de Administração da empresa passados 10 dias.
A Petrobras argumenta que não é necessária a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para confirmar a troca de gestão, alegando que Prates renunciou ao cargo e não foi destituído. Por isso, o seu Conselho de Administração decidiu, em reunião realizada nesta sexta-feira (7) não acolher os pedidos de acionistas para convocação de uma AGE.
Leia também: Petrobras (PETR4) vai reativar fábrica de fertilizantes no Paraná
"A legislação não prevê a convocação de Assembleia de Acionistas neste momento. A realização de uma Assembleia implicaria em custos desnecessários para a Companhia e seus acionistas", disse a Petrobras em 31 de maio, após o recebimento do pedido dos acionistas minoritários.
Seguindo esse entendimento, a Petrobras diz que Magda Chambriard deve servir no seu Conselho até a próxima Assembleia Geral, prevista, por enquanto, para 2025.
Após o aval, a empresa entra na etapa final para assinar os contratos, planejando dar início às obras até o encerramento de 2026.
Esta é a 1ª parcela do subsídio que busca conter preços dos combustíveis durante guerra EUA-Irã.
O lote comercializado totalizou 3,8 mil metros cúbicos.
O pagamento será realizado em 22 de junho de 2026.
Bolsas nos EUA e Europa dispararam, com o Dow Jones renovando sua máxima histórica em um dia de ganhos generalizados no exterior.
A diretoria da Petrobras volta a despachar do prédio na próxima quarta-feira (17).
A Petrobras deve fechar outras parcerias com a Pemex este mês, durante a visita do presidente da empresa, Juan Carlos Carpio.
A negociação também amplia a parceria entre Petrobras e Equinor na Bacia de Campos.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?