Lula demite Jean Paul Prates da Petrobras (PETR4)

Magda Chambriard deve assumir cadeira de Prates

Author
Publicado em 14/05/2024 às 20:57h - Atualizado 12 dias atrás Publicado em 14/05/2024 às 20:57h Atualizado 12 dias atrás por Wesley Santana
Jean Paul Prates no término de seu mandato como senador. Foto: Arquivo pessoal
Jean Paul Prates no término de seu mandato como senador. Foto: Arquivo pessoal

O presidente Lula demitiu, nesta terça-feira (14), o atual presidente da Petrobrás (PETR4), Jean Paul PratesA informação foi publicada pelo jornal O Globo e depois confirmada pela empresa via fato relevante.

⚠️ "A Petrobras informa que recebeu nesta noite de seu presidente solicitação de que o Conselho de Administração se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como presidente de forma antecipada. Adicionalmente, Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração", diz o documento divulgado. 

O executivo teria se despedido da equipe durante toda a tarde, depois de ser comunicado da decisão do presidente da República. Prates foi indicado para presidir a estatal no início de 2023, dias após a posse de Lula. 

Magda Chambriard deve ser indicada para o cargo mais alto da petroleira nos próximos dias, ainda de acordo com O Globo. Engenheira civil de formação, ela foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) entre 2012 e 2016.

Magda também foi funcionária de carreira da Petrobrás, tendo trabalhado na empresa por 22 anos. Segundo informações de suas redes sociais, atualmente ocupa o cargo de diretora da Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Prates na crise

🤚 A decisão que tirou Jean Paul Prates da presidência é resultado de uma crise na Petrobras que se arrasta desde o fim do mês passado, quando o Conselho de Administração da petroleira decidiu não pagar dividendos extras aos acionistas. O executivo era um dos defensores de que parte dos lucros deveria ser destinado a investimentos. 

Com a decisão, as ações da Petrobras apresentaram forte queda nos pregões subsequentes. Em um único dia, os papéis chegaram a recuar quase 12%, segundo dados da bolsa de valores.

A redução do pagamento de dividendos extra era um desejo antigo de Jean, que sinalizou isso logo quando assumiu o cargo, ainda em 2023. Segundo ele, o dinheiro deveria também ser usado para financiar a transição energética da estatal. 

PETR4

Petrobrás
Cotação

R$ 36,61

Variação (12M)

68,83 % Logo Petrobrás

Margem Líquida

22,45 %

DY

19.76%

P/L

4,34

P/VP

1,17