21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
🚆 A CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) deu início nesta semana a sua primeira operação fora de São Paulo. Não se trata de uma nova linha de trens, mas um braço de consultoria para empresas ferroviárias.
A empresa fechou uma parceria com a Central Logística, vinculada à Secretária de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro, em um contrato de R$ 2,4 milhões. A ideia é que a companhia paulista ofereça estudos técnicos e mensuração de custos para a operação do sistema ferroviário da capital fluminense.
O desembarque da CPTM no Rio faz parte dos novos projetos da empresa para ampliar a sua receita já bastante comprometida. O contrato foi assinado na manhã desta quinta-feira (7) na sede da empresa paulista, no centro da capital.
🗣️ Leia mais: Petrobras (PETR4) desiste de vender subsidiária de biocombustíveis, a PBio
“A CPTM irá desenvolver dois produtos de engenharia de custos: um orçamento estimado dos custos de operação e manutenção do sistema de transporte ferroviário de passageiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com base na malha paulista operada por nós, e um orçamento detalhado dos serviços necessários para a estabilização do sistema, conforme relação encaminhada pela Central Logística”, explicou o diretor de Planejamento e Novos Negócios da CPTM, José Marcos Miziara Filho.
A malha ferroviária fluminense é composta por 270 quilômetros, cinco ramais e 104 estações que percorrem diversas cidades da região metropolitana, com o transporte de mais de 300 mil pessoas por dia. Já a CPTM tem 200 quilômetros de trilhos, espalhados por 57 estações, por onde passam mais de 1,6 milhão de passageiros diariamente.
A CPTM é uma das empresas na lista de privatização do governo do São Paulo, junto do Metrô. A empresa já teve suas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda totalmente concedidas à iniciativa privada, além da 7-Rubi que teve o contrato de concessão assinado pelo governo paulista.
🚿 A venda mais emblemática da gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) até agora foi a privatização da Sabesp, concluída no último mês de julho. O governo colocou 32% do capital social da companhia à venda, o que rendeu R$ 14,8 bilhões aos cofres paulistas.
A Sabesp já tinha parte de suas ações negociadas na bolsa de valores, mas a maior fatia ainda estava sobre o controle estatal. Agora, o acionista de referência é a Equatorial, que levou 15% do capital, se tornando o maior sócio da empresa de saneamento.
Na última semana, o governo paulista também bateu o martelo da bolsa de valores para a concessão de escolas públicas. O Consórcio SP+Escolas (liberado pela empresa Agrimat Engenharia) vai receber R$ 11,5 milhões mensais do governo para construir e administrar 16 colégios estaduais por 25 anos.
"Estamos dando um passo importante e concluindo esse segundo lote da PPP das escolas. Com isso, serão 33 novas escolas que serão construídas e equipamentos novos que vão ser fornecidos. Um problema que a gente queria resolver em 80% das escolas do estado”, disse Freitas.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Analistas do banco estudaram a relação dos cortes de juros sobre a lucratividade das companhias.
Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.
Taxas oferecidas pelos investimentos do Banco Master disparam após sua venda ao BBR ser negada pelo Banco Central.
Empresas estão buscando cada vez menos dinheiro emprestado de investidores via emissão de dívida.
Empresa de infraestrutura energética pegou emprestado R$ 1,38 bilhão de investidores de renda fixa.
Holding brasileira investe em empresas como Compass, Moove, Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3).
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?