‘Efeito DeepSeek’ derruba ações da WEG (WEGE3) em mais de 8%

A incerteza com a nova AI se espalhou para fabricantes como Siemens Energy, Schneider Electric e, no Brasil, a WEG.

Author
Publicado em 27/01/2025 às 11:45h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 27/01/2025 às 11:45h Atualizado 2 meses atrás por Matheus Silva
A DeepSeek rapidamente se tornou uma das AI’s de maior destaque, ultrapassando até mesmo o ChatGPT (Imagem: Shutterstock)
A DeepSeek rapidamente se tornou uma das AI’s de maior destaque, ultrapassando até mesmo o ChatGPT (Imagem: Shutterstock)

🚨 As ações da WEG (WEGE3) despencaram mais de 6% na manhã desta segunda-feira (27), registrando o pior desempenho no Ibovespa após seis pregões consecutivos de alta.

Durante o período de valorização, os papéis da empresa acumularam quase 8% de ganho.

O movimento de queda, no entanto, foi impulsionado por preocupações relacionadas a incertezas no mercado global de inteligência artificial (IA), desencadeadas pela ascensão da startup chinesa DeepSeek.

A DeepSeek, uma startup chinesa que lançou recentemente um assistente de IA gratuito e altamente eficiente, gerou um debate global sobre os custos de desenvolvimento e infraestrutura de inteligência artificial.

O novo modelo promete operar com menor consumo de dados e a uma fração do custo das soluções existentes, como as desenvolvidas por gigantes ocidentais como Microsoft (MSFT34) e OpenAI (criadora do ChatGPT).

Com esse avanço, surgem dúvidas sobre a viabilidade dos altos níveis de investimento em IA atualmente realizados por empresas de tecnologia dos Estados Unidos e Europa.

A incerteza se espalhou para fabricantes de equipamentos industriais e de infraestrutura, como Siemens Energy, Schneider Electric e, no Brasil, a WEG.

➡️ Leia mais: Inflação deve piorar e estourar teto da meta em 2025, diz Santander

Por que a WEG foi afetada?

A WEG tem na área de Transmissão e Distribuição (T&D) um dos seus principais vetores de crescimento no curto prazo.

Segundo o analista Lucas Laghi, da XP Investimentos, o cenário global incerto para investimentos em IA e infraestrutura de suporte levanta questionamentos sobre o impacto na demanda por produtos e soluções desse segmento.

"Embora os efeitos ainda sejam muito incertos, a leitura inicial é negativa para a WEG, considerando que parte relevante de sua expansão está ligada a projetos de T&D", comentou o analista em nota enviada a clientes.

Concorrência global e o avanço da DeepSeek

A DeepSeek rapidamente se tornou uma das startups de maior destaque no setor de IA, ultrapassando até mesmo o ChatGPT em downloads na App Store.

Seu modelo de IA mais barato e acessível pode marcar uma mudança de paradigma nos investimentos globais em tecnologia, forçando grandes players a repensarem suas estratégias.

Empresas como Apple e Microsoft já enfrentam questionamentos sobre a sustentabilidade de seus gastos em IA.

Esse cenário de competição acirrada pressiona não apenas os gigantes de tecnologia, mas também companhias que dependem indiretamente da expansão da infraestrutura de IA, como é o caso da WEG.

Mercado reage com queda nas ações

📊 Por volta das 17h20, as ações da WEG caíam 8,12%, cotadas a R$ 53,17, mesmo com o Ibovespa registrando alta de 1,77%.

Apesar da correção significativa, os ativos da companhia ainda acumulam valorização de cerca de 4% em 2025, após um desempenho robusto no ano anterior, quando subiram 45,5%.

WEGE3

WEG
Cotação

R$ 45,12

Variação (12M)

21,55 % Logo WEG

Margem Líquida

15,91 %

DY

1.74%

P/L

31,34

P/VP

8,53