Cartões zerados assustam clientes do BB (BBAS3) e do Bradesco (BBDC4)

Clientes do Banco do Brasil receberam aviso de que teriam o limite do cartão zerado em 31 de outubro, mas alguns deles já ficaram sem crédito.

Publicado em 03/10/2026 às 10:16h Publicado em 03/10/2026 às 10:16h por Matheus Silva
Bancos devem avisar o cliente com 30 dias de antecedência do corte de limite (Imagem: Shutterstock)
Bancos devem avisar o cliente com 30 dias de antecedência do corte de limite (Imagem: Shutterstock)
🚨 Correntistas de dois dos maiores bancos do país passaram por momentos de apreensão nos últimos dias. Clientes do Banco do Brasil (BBAS3) e do Bradesco (BBDC4) relataram bloqueios inesperados de cartões de débito e avisos de que os limites de crédito seriam zerados, situações que rapidamente ganharam repercussão nas redes sociais.
O episódio mais recente envolveu o Banco do Brasil, que disparou notificações a diversos clientes informando sobre o fim do limite disponível no cartão de crédito a partir de 31 de outubro. Apesar da data indicada, ao menos uma correntista relatou já não conseguir realizar compras na manhã de quinta-feira (1º).
O comunicado do banco foi breve. "Em razão de atualização dos seus limites de crédito no Banco do Brasil, informamos que seu cartão ficará sem limite disponível a partir de 31/10/2026. Mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados", dizia a mensagem.

Cliente pagou a fatura na véspera e foi surpreendida no dia seguinte

Ellen Ferreira, de 22 anos, que trabalha como assistente de Educação Especial em uma escola, foi uma das clientes afetadas. Segundo ela, o cartão estava em dia e o limite havia sido liberado logo após o pagamento da fatura.
"Eu tenho este cartão desde 2023 e nunca fiquei devendo. Na quarta-feira, paguei a fatura e o limite de crédito foi liberado. Mas na manhã seguinte, recebi a mensagem de que meu limite seria zerado no fim do mês. Fui fazer uma compra e fiquei ainda mais surpresa, pois já não consigo comprar com ele", relatou.
A preocupação dela aumenta porque ainda há parcelas de uma moto a serem pagas no crédito nos próximos meses. "Vou ficar devendo por isso? Tentei entrar em contato com o banco, mas no chat do aplicativo e por ligação só é dito que preciso aguardar", afirmou.

BB nega descontinuar cartões e fala em revisão periódica de limites

Nas redes sociais, clientes passaram a questionar os motivos da medida e a levantar a hipótese de que o banco estaria encerrando determinados modelos de cartão. Procurado pelo jornal Extra, o Banco do Brasil afirmou que "a revisão de limites de crédito, inclusive para aumento, é realizada periodicamente, considerando a oferta de crédito responsável e educação financeira aos nossos clientes".
A instituição também negou qualquer relação entre os avisos e a descontinuidade de cartões, bandeiras ou produtos específicos de seu portfólio. Segundo o banco, "os plásticos que dispõem da funcionalidade débito permanecem aptos para uso nessa modalidade".

No Bradesco, débito parou de funcionar mesmo com dinheiro na conta

Correntistas do Bradesco também enfrentaram transtornos na última semana. Uma leitora ouvida pelo Extra contou que seu cartão de débito passou a falhar de forma intermitente nas maquininhas até deixar de funcionar por completo, embora houvesse saldo disponível na conta. Ao procurar atendimento, recebeu uma explicação que a deixou ainda mais confusa.
"Entrei em contato com a gerente do meu banco e ela disse que os cartões 'gold' tinham sido descontinuados. Mas como fazem isso sem avisar, sem enviar outro?", questionou.
Em nota, o Bradesco negou ter descontinuado essa categoria de cartão. "O Bradesco informa que não realizou a descontinuação de cartões de crédito ou de débito em função de categoria, bandeira, modelo ou características do produto. As iniciativas conduzidas pelo banco seguem processos regulares de gestão e relacionamento com clientes, em linha com suas políticas internas e práticas de mercado", declarou a instituição.

Banco pode cortar limite, mas precisa avisar com 30 dias de antecedência

No caso do Banco do Brasil, Ione Amorim, economista em Serviços Financeiros do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), explica que o envio de comunicados sobre o corte de limite está dentro das regras do setor. Cabe à instituição que concede o crédito avaliar fatores como perfil de risco, atualização cadastral e de renda, capacidade de pagamento, negativação recente, endividamento em outras instituições e histórico de atrasos.
Nessas situações, o banco é obrigado a notificar o consumidor com 30 dias de antecedência da suspensão do limite, para que ele possa entrar em contato. Nesse atendimento, a instituição deve informar o motivo da notificação e orientar sobre as providências necessárias. Se o bloqueio decorrer de cadastro desatualizado, por exemplo, a correção deve ser feita antes do prazo informado.
Em relação às compras parceladas, o Idec ressalta que o banco tem o dever de orientar o cliente sobre as cobranças. Serviços por assinatura com débito automático no cartão também precisam ser revisados, para evitar interrupções e inadimplência involuntária.

Cancelamento de débito sem aviso pode configurar falha na prestação do serviço

Sobre a situação relatada no Bradesco, Diogo Caldas, professor de Direito da Universidade Veiga de Almeida, explica que o banco tem liberdade para descontinuar um modelo de cartão, mesmo que o plástico ainda esteja dentro da validade. A instituição, porém, não pode fazer isso sem aviso prévio e sem oferecer uma alternativa ao cliente.
Segundo o professor, quando a interrupção ocorre dessa forma, sobretudo em contas com saldo ou envolvendo cartão de débito, considerado um serviço essencial, a conduta pode ser caracterizada como falha na prestação do serviço. Caldas acrescenta que o banco não deve cobrar pela emissão de um novo cartão quando o cliente foi prejudicado por uma decisão unilateral da instituição.
💲Nos casos de cancelamento do débito, o banco precisa informar com clareza a situação do produto ao correntista, ainda que não detalhe as razões comerciais, e orientá-lo sobre como manter o acesso aos serviços e ao saldo disponível.

BBAS3

Banco do Brasil
Cotação

R$ 23,72

Variação (12M)

11,50 % Logo Banco do Brasil

Margem Líquida

3,71 %

DY

2.88%

P/L

11,08

P/VP

0,73