Debêntures: Renda fixa isenta paga 8% a.a. acima da inflação até 2044

Empresa de saneamento paga juros acima da inflação sem imposto de renda

Author
Publicado em 28/08/2024 às 16:13h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 28/08/2024 às 16:13h Atualizado 1 mês atrás por Lucas Simões
Iguá Rio de Janeiro tem recomendação do BTG Pactual (Imagem: Divulgação)
Iguá Rio de Janeiro tem recomendação do BTG Pactual (Imagem: Divulgação)

💰 Existe uma empresa do setor de saneamento que oferece juros de quase 8% ao ano acima da inflação, garantindo essa rentabilidade isenta de imposto de renda até 2044, em troca do investidor emprestar o seu dinheiro por meio de debêntures incentivadas.

Com recomendação de compra por analistas do BTG Pactual, os títulos de crédito privado que podem despertar o interesse do investidor de renda fixa pertencem à Iguá Rio de Janeiro (IRJS15), subsidiária de um dos principais nomes privados do setor no Brasil.

A empresa é responsável exclusivamente pelos serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto na concessão do Bloco 2 da Cedae, atendendo 1,2 milhão de habitantes por um prazo de 35 anos desde fevereiro de 2022.

Já os analistas de crédito privado do banco, Frederico Khouri e Luís Gonçalves, recomendam tais debêntures incentivadas pelo perfil maduro da concessão. Ou seja, a Iguá Rio de Janeiro demonstra boas garantias de honrar com o dinheiro emprestado pelos investidores.

"As debêntures estão expostas a um baixo patamar de inadimplência, juntamente com um perfil de consumidor premium, composto principalmente por grandes condomínios, shopping centers e hotéis (6% da base de clientes representa mais de 65% da receita)", afirmam os especialistas do banco, em relatório.

➡️ Leia mais: Debêntures — Renda fixa isenta de IR pagando 14% ao ano até 2035

Potencial e riscos das debêntures (IRJS15)

Na visão do BTG Pactual, o prêmio de crédito das debêntures está atrativo na comparação com outros pares high grade (empresas com excelente grau de investimento) no mercado secundário de renda fixa e com potencial de fechamento na medida que a concessão ficar ainda mais madura.

🗣️ Em outras palavras, o banco está dizendo que as debêntures da Iguá Rio de Janeiro não só superam a remuneração do Tesouro IPCA+ 2040 com juros semestrais, que atualmente rende 5,99% ao ano acima da inflação, como também supera as taxas pagas por outras empresas emissoras de debêntures, com bom nome na praça, ou seja, baixo risco de darem calote.

Vale mencionar que debêntures com taxas de rentabilidade atrativas e emitidas por boas empresas têm maiores chances de negociação no mercado secundário de renda fixa (oportunidade do investidor resgatar o título de crédito privado antes do vencimento, podendo até embolsar lucro com marcação a mercado, caso as taxas recuem bem abaixo do que o investidor se travou no momento que comprou).

No entanto, existem dois principais riscos que rondam esse título de crédito privado e que precisam ter consideração dos debenturistas:

  • alavancagem elevada (endividamento) no curto e médio prazo;
  • risco regulatório no setor de saneamento.

Vale a pena investir?

As debêntures incentivadas da Iguá Rio de Janeiro (IRJS15), assim como todo título de crédito privado (debêntures simples, CRAs e CRIs), não possuem a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ou seja, caso a empresa se encontre em dificuldades financeiras no futuro e venha dar calote, o investidor em debêntures assume o prejuízo.

Logo, a recomendação de compra proveniente do BTG Pactual ameniza o risco de crédito do investidor, destacado pelo rating AAA para a Iguá Rio de Janeiro, a melhor nota de crédito que é possivel ser atribuída pela S&P.

🔎 No caso, o título de renda fixa tem vencimento em 15 de fevereiro de 2044, oferecendo o pagamento de juros semestrais até lá. A partir de agosto de 2026, o debenturista também começa a receber semestralmente a amortização do dinheiro emprestado à Iguá Rio de Janeiro.

Conforme dados da Anbima, consultados nesta quarta-feira (28), o preço indicativo unitário das debêntures (IRJS15) é negociado a R$ 985,60 (abaixo do seu valor de emissão a R$ 1.000,00) com remuneração indicativa de IPCA+ 7,81% ao ano. O resgate antecipado do valor aplicado nas debêntures está sujeito e limitado às condições de oferta e demanda no mercado secundário.

Os preços e taxas indicativos são apenas uma referência de valor para as debêntures. Afinal de contas, podem ser observados negociações nas corretoras com valores diferentes em função da própria dinâmica de oferta e demanda, custos de transação e volume das operações.