Debêntures: Renda fixa isenta de IR pagando 14% ao ano até 2035
Empresa de óleo e gás paga juros prefixados; entenda se vale a pena
🤑Investir em debêntures incentivadas significa, em outras palavras, emprestar o seu dinheiro diretamente para uma empresa, com o acordo de recebê-lo de volta com juros após um tempo e sem pagar imposto de renda. Nesse sentido, o BTG Pactual recomenda um título de crédito privado que oferece juros de 14% ao ano até 2035.
Trata-se das debêntures da Origem Energia (ORIG21), uma empresa integrada de energia e infraestrutura, que opera no segmento de produção de óleo e gás, com campos de produção localizados no Nordeste.
Os analistas de crédito privado do banco, Frederico Khouri e Luís Gonçalves, gostam destas debêntures devido ao prêmio de juros pago ao investidor de renda fixa, juntamente com as capacidades da Origem Energia em honrar com seus compromissos.
Leia mais: FI-Infra: como ter dividendos mensais de 1% ao mês em debêntures
Em menos de dois anos de operação, a Origem Energia já expandiu sua produção em quase 3 vezes, para 111 mil barris de óleo equivalente (boe), além de dobrar suas reservas no mesmo período, com baixa demanda de Capex (investimentos) e com riscos de desenvolvimento menores do que pares do setor.
🛢️"A Origem Energia utiliza contratos de longo prazo (take-or-pay) de produção e fornecimento de gás, além de hedgear (proteger) sua produção de petróleo, trazendo maior previsibilidade na geração de caixa e mitigar a volatilidade do preço das commodities", comenta a dupla de analistas, em relatório.
No entanto, entre os pontos de atenção da companhia, o BTG Pactual alerta sobre a concentração de produção de óleo no campo Cluster Alagoas. Além disso, existe o risco de execução inerente ao aumento de produção.
Vale a pena investir?
As debêntures incentivadas da Origem Energia (ORIG21), assim como todo título de crédito privado (debêntures simples, CRAs e CRIs), não possuem a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ou seja, caso a empresa se encontre em dificuldades financeiras no futuro e venha dar calote, o investidor em debêntures assume o prejuízo.
🚨Daí, portanto, vem a importância da recomendação de compra proveniente do BTG Pactual, que destaca o rating A para a Origem Energia, considerada uma nota de crédito boa dada pela Fitch.
No caso, o título de renda fixa tem vencimento em 15 de dezembro de 2035, oferecendo o pagamento de juros semestrais até lá. A partir de junho de 2029, o debenturista também começa a receber semestralmente a amortização do dinheiro emprestado à Origem Energia.
Conforme dados da Anbima, consultados nesta segunda-feira (19), o preço unitário das debêntures (ORIG21) é negociado a R$ 1.023,91, com remuneração pré-fixada de 14,15% ao ano. Não há possibilidade de resgate antecipado do dinheiro aplicado.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros
Ibovespa vai de foguete, mas quais são as ações mais descontadas da B3 ainda?
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira
Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos
Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista
Debêntures: Renda fixa sem IR pagando quase 13% ao ano até 2038
Companhia elétrica paulista pagará juros semestrais e corrigirá dinheiro acima da inflação