Número de vendas e produção do Facebook/Meta

Author
Publicado em 13/09/2022 às 16:21h - Atualizado 1 ano atrás Publicado em 13/09/2022 às 16:21h Atualizado 1 ano atrás por Redação
Número de vendas e produção do Facebook

Você conhece o número de vendas e produção do Meta (Stock - META)? Antes, conhecido como Facebook, o Meta é uma das maiores empresas do mundo. Conhecer os seus dados financeiros é muito importante para o investidor que pensa em colocar seu dinheiro na empresa, ou que apenas quer aprender a analisar companhias. Pensando nisso, hoje o Investidor10 irá explorar mais a fundo as informações financeiras e mais relevantes sobre a companhia dona da maior rede social do mundo. Vamos lá?

Breve histórico do Facebook/Meta

Antes de falar especificamente sobre os seus dados financeiros, é importante entender a história do Facebook. Criado em 2003, a empresa nasceu no quarto de aluno de Harvard. Mark Zuckerberg, seu criador e ainda atual CEO, junto de outros colegas, criou uma rede social exclusiva para alunos de sua faculdade. Seu nome, no começo, era The Facebook. Eventualmente, a página começou a crescer muito, expandindo-se para outras universidades e, eventualmente tornando-se pública para qualquer pessoa usar, em 2006. De lá para cá, a empresa cresceu em larga escala, tanto em número de usuários, quanto de faturamento e receita, vindo a se tornar efetivamente a maior rede social do mundo. Hoje o Facebook é considerado uma das 5 grandes empresas do setor de tecnologia dos EUA, junto da Apple, Microsoft, Amazon e a Alphabet, dona do Google.

Número de usuários ativos anualmente entre 2008 e 2021

Número de usuários ativos Facebook

Número de usuários ativos Facebook O Facebook, no entanto, não se tornou a maior rede social do mundo por acaso. Desde 2008, o número de usuários ativos vem crescendo rápido. Veja a tabela abaixo.

Ano Acessos aprox.
2008 100 MM
2009 242 MM
2010 482 MM
2011 739 MM
2012 955 MM
2013 1,1 B
2014 1,3 B
2015 1,49 B
2016 1,7 B
2017 2 B
2018 2,23 B
2019 2,4 B
2020 2,7 B
2021 2,9 B

Número de usuários ativos diariamente entre 2011 e 2021

Agora veja o crescimento de usuários ativos diariamente entre 2011 e 2021.

Ano Acessos aprox.
2011 417 MM
2012 552 MM
2013 699 MM
2014 829 MM
2015 968 MM
2016 1,1 B
2017 1,3 B
2018 1,4 B
2019 1,58 B
2020 1,78 B
2021 1,9 B

Quantidade de funcionários

Como já explicamos, a história do Facebook se iniciou em um quarto de dormitório da universidade de Harvard. Na época, o projeto contava apenas com alguns amigos. No entanto, a empresa vem crescendo de forma muito rápida, alcançando praticamente o mundo inteiro. Isso significa um aumento significativo na sua força de trabalho. Para se ter uma ideia, em 2011 o Facebook já possuía uma força de trabalho de 3.200 pessoas. Em 2021 o número saltou para mais de 71 mil pessoas.

Faturamento do Facebook/Meta entre 2004 e 2021

Veja abaixo o crescimento do faturamento do Facebook entre os anos de 2004 e 2021.

Ano Faturamento (Em dólares)
2004 400 mil
2005 9 MM
2006 48 MM
2007 153 MM
2008 280 MM
2009 775 MM
2010 2 B
2011 3,7 B
2012 5, B
2013 7,8 B
2014 12 B
2015 17,9 B
2016 27,6 B
2017 40,6 B
2018 55,8 B
2019 70,7 B
2020 85,9 B
2021 117,9 B

Lucro do Facebook/Meta entre 2009 e 2021

Agora veja o lucro do Facebook no período de 2009 até 2021.

Ano Lucro (Em dólares)
2009 122 MM
2010 372 MM
2011 668 MM
2012 32 MM
2013 1,49 B
2014 2,92 B
2015 3,66 B
2016 10,18 B
2017 15,92 B
2018 22,11 B
2019 18,5 B
2020 29,14 B
2021 39,37 B

Origem dos recursos financeiros do Facebook/Meta

Origem dos recursos financeiros do Facebook

Origem dos recursos financeiros do Facebook Apesar de ser uma empresa relativamente nova, o Facebook/Meta já possui um histórico de aquisição de mais de 90 empresas diferentes. Entre elas, duas se destacam:

  • Instagram;
  • WhatsApp.

Estas duas companhias, donas das redes sociais de mesmo nome, são, junto com o próprio Facebook, as maiores fontes de renda da organização. No entanto, é por meio da base de usuários do Instagram e do Facebook que a empresa consegue fazer mais de 90% da sua receita, por meio da veiculação de propagandas. O restante dos recursos financeiros da empresa advém de uma variedade de outros serviços complementares ao Facebook, Instagram e WhatsApp. Vale destacar que o foco da companhia agora é o de desenvolver o seu próprio metaverso, que promete ser uma nova forma de monetizar os usuários.

Quem são os usuários do Facebook/Meta?

Mas quem são as pessoas que formam sua base de usuários? De acordo com dados da própria rede, em 2021 havia 56,6% de homens e 43,4% de mulheres. Já no Instagram essa disparidade era menor. Por volta de 50,7% de homens e 49,3% de mulheres. No entanto, vale destacar que as mulheres são o perfil mais ativo. Algo também interessante é que a maioria dos usuários da empresa se encontra na Índia, compreendendo mais de 239 milhões no Facebook e 230 milhões no Instagram. Os Estados Unidos, por sua vez, são o segundo país com o maior número de usuários em ambas as redes, que somadas atingem um número de pouco mais de 330 milhões.

Como os usuários são monetizados?

Por fim, é importante entender que não basta ter uma base gigante de usuários. Também é necessário saber exatamente como tirar proveito disso para veicular as propagandas. No caso, o Facebook/Meta usa os dados fornecidos pelas pessoas no momento em que elas fazem a conta. Isso pode incluir desde dados demográficos até coisas mais pessoais. Então, quando uma empresa quiser anunciar os seus produtos ou serviços, ela precisará especificar exatamente qual é o público-alvo que ela quer atingir. Vale destacar que esse público-alvo é apenas uma parcela dos mais de 2,9 bilhões de usuários totais que a companhia acumula ao redor do mundo. Gostou de saber sobre o número de vendas e produção do Facebook? Então aproveite para continuar acompanhando o Investidor10. Estamos sempre publicando novos conteúdos. Siga também, nossas redes sociais!