A Ford Motor Company atua no setor de consumo cíclico, dentro da indústria de fabricantes de automóveis e caminhões, e foi fundada em 1903, nos Estados Unidos, por Henry Ford.
Como montadora, a companhia se tornou uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, sendo reconhecida no mercado por sua produção em massa e pela criação de modelos icônicos ao longo de sua história.
Com isso, a empresa foi responsável pelo desenvolvimento do Fordismo, um sistema de produção criado em 1913 que revolucionou a indústria ao introduzir a linha de montagem móvel, permitindo a fabricação em larga escala com redução de custos e tempo de produção.
A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços para uma linha completa de caminhões, utilitários e automóveis, incluindo modelos elétricos e de luxo. Suas operações estão organizadas em três segmentos principais:
- Automotivo: responsável pela venda de veículos Ford e Lincoln, peças de reposição e serviços especializados em manutenção. A Ford opera uma ampla rede de mais de 10.000 concessionárias e revendedores ao redor do mundo.
- Mobilidade: inclui o desenvolvimento de veículos autônomos e soluções inovadoras para mobilidade urbana, além da participação acionária na Argo AI, empresa especializada em direção autônoma.
- Crédito: por meio da Ford Credit, a empresa oferece financiamento e leasing automotivo para consumidores e concessionárias, auxiliando na aquisição de veículos para revenda.
Para isso, a Ford possui operações em diversos países, com unidades de produção estrategicamente distribuídas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oceania.
Dessa maneira, a empresa continua dedicada ao desenvolvimento de veículos elétricos e tecnologias de mobilidade, seguindo novas demandas do setor automotivo.
No mercado de capitais, a Ford Motor Company é negociada no Brasil por meio do BDR FDMO34, enquanto no exterior suas ações podem ser adquiridas pelo ticker F na NYSE.
História e quando foi criada a Ford Motor Company
A Ford Motor Company foi fundada em 1903, nos Estados Unidos, por Henry Ford, com o objetivo de produzir automóveis acessíveis e duráveis para o mercado de massa.
Sua primeira fábrica foi inaugurada em 1904, e no mesmo ano a montadora expandiu internacionalmente, abrindo sua primeira filial de vendas em Paris, França. Em 1908, a Ford lançou o Modelo T, que revolucionou a indústria automotiva ao oferecer um carro acessível para milhões de consumidores.
Com a introdução da linha de montagem móvel em 1913, o tempo de produção do Modelo T foi reduzido de 12,5 para 1,5 horas, permitindo à empresa fabricar 15 milhões de unidades até 1927, tornando-se um dos veículos mais vendidos de todos os tempos.
A inovação da Ford continuou com o lançamento do Modelo TT, seu primeiro caminhão, em 1917, e com a aquisição da Lincoln Motor Company em 1922, expandindo sua atuação para o segmento de veículos de luxo.
Em 1928, a empresa apresentou o Modelo A, o primeiro veículo a exibir o icônico logotipo Oval Azul. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Ford interrompeu sua produção civil para fabricar jipes, aviões, tanques e motores para o exército americano.
Após o conflito, em 1948, a montadora lançou o Ford 1949, o primeiro carro americano totalmente novo do pós-guerra. A Ford abriu seu capital na Bolsa de Valores Americana (NYSE) em 1956, realizando um dos maiores IPOs da época.
Em 1959, fundou a Ford Motor Credit Company LLC, que se tornou um dos principais braços financeiros da empresa, oferecendo empréstimos e leasing para consumidores e concessionárias.
Nos anos 1960 e 1970, a Ford apresentou modelos icônicos, como o Ford Mustang (1964) e o Ford Fiesta (1976), que se tornaram sucessos globais.
Já nas décadas seguintes, expandiu sua linha de produtos com veículos populares como a Ford Ranger e o Ford GT, que determinaram sua presença no mercado automotivo.
Entre 2020 e 2024, a Ford intensificou seu investimento em eletrificação e mobilidade autônoma, lançando modelos como o Mustang Mach-E (SUV elétrico) e a F-150 Lightning (versão elétrica de sua famosa picape).
No mais, a empresa também fortaleceu sua estratégia de redução de emissões de carbono e digitalização da experiência do cliente, acompanhando as mudanças na indústria automotiva global.
Atualmente, a Ford mantém sua posição como uma das maiores montadoras do mundo, investindo continuamente em inovação, veículos elétricos e soluções de mobilidade inteligente a fim de atender às demandas do mercado.
Informações Complementares
A Empresa Ford Motor Company (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 39,72 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 44,86 Bilhões.
Com um total de 186.000 funcionários, a empresa está listada no setor de Consumo Cíclico e categorizada na indústria de Fabricantes de automóveis e caminhões.
Nos últimos 12 meses a Empresa teve um faturamento de $ 184,99 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 5,88 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a Empresa possui um P/L de 6,76, um P/VP de 0,89 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da F ficou em 7,50%.
A Empresa é negociada no Brasil através do BDR FDMO34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker F.