Musk promete maior supercomputador da história para sua startup de IA

O bilionário quer construir equipamento até o final de 2025 para avançar com o chatbot da xAI.

Author
Publicado em 26/05/2024 às 10:49h - Atualizado 27 dias atrás Publicado em 26/05/2024 às 10:49h Atualizado 27 dias atrás por Marina Barbosa
Musk fundou xAI como uma desafiante da OpenAI, do ChatGPT (Shutterstock)
Musk fundou xAI como uma desafiante da OpenAI, do ChatGPT (Shutterstock)

Dono da Tesla (TSLA34), do X e da SpaceX, Elon Musk está prestes a entrar em uma nova empreitada. Ele pretende construir um supercomputador para alimentar a próxima versão do chatbot da sua startup de IA (Inteligência Artificial), a xAI. A informação é do site "The Information".

🤖 A xAI foi fundada em julho de 2023 com a missão de "entender o universo". A startup trabalha com inteligência artificial para "acelerar a descoberta científica humana" e "avançar na compreensão coletiva do universo".

Pouco depois de criada, a xAI lançou o seu chatbot, chamado de Grok. O programa "conversa" com os usuários, assim como o ChatGPT da OpenAI. Contudo, diz que responde até perguntas "picantes" que seriam rejeitadas por outros sistemas de inteligência artificial, sempre com inteligência e um pouco de "rebeldia" ou humor.

Leia também: CEO da Nvidia (NVDC34) ganhou US$ 10 bilhões em 2 dias

"Uma vantagem única e fundamental do Grok é que ele possui conhecimento do mundo em tempo real por meio da plataforma X", destacou a xAI no lançamento do Grok.

Além disso, o chatbot segue em atualizações. Em março deste ano, por exemplo, o Grok-1.5 foi lançado prometendo "longa compreensão do contexto e raciocínio avançado". E uma nova versão já está na mira de Musk.

💻 Segundo o "The Information", Musk disse a investidores da xAI que quer construir uma "gigafábrica de computação" para avançar com o Grok. A ideia é ter o supercomputador funcionando até o final de 2025.

Musk ainda teria dito que ele mesmo se encarregaria de entregar o projeto dentro desse prazo. Além disso, a xAI poderia fazer uma parceria com a Oracle (ORCL34) para desenvolver o equipamento, além de usar mais de 100 mil chips da Nvidia (NVDC34).

O site disse ainda que o supercomputador pode ter quatro vezes o tamanho das maiores unidades de processamento disponíveis no mercado hoje. A xAI ainda não confirmou a informação.

TSLA34

Tesla
Cotação

R$ 31,05

Variação (12M)

-13,61 % Logo Tesla

Margem Líquida

14,37 %

DY

-%

P/L

42,83

P/VP

8,95