CPI aprova indiciamento de Braskem (BRKM5) por afundar Maceió

O documento também pede a responsabilização de 11 pessoas físicas e 4 empresas.

Author
Publicado em 21/05/2024 às 14:39h - Atualizado 29 dias atrás Publicado em 21/05/2024 às 14:39h Atualizado 29 dias atrás por Elanny Vlaxio
Entre os 11 indivíduos a serem indiciados, oito possuem ligação direta com a Braskem (Shutterstock)
Entre os 11 indivíduos a serem indiciados, oito possuem ligação direta com a Braskem (Shutterstock)

Em uma decisão unânime, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Braskem ((BRKM5) no Senado Federal aprovou nesta terça-feira (21) o relatório final elaborado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE). O documento pede o indiciamento da mineradora Braskem pelo afundamento de cinco bairros em Maceió, capital de Alagoas.

⚖️ O documento também pede a responsabilização de 11 pessoas físicas e quatro empresas que, de acordo com a comissão, tiveram envolvimento direto no caso. Entre os 11 indivíduos a serem indiciados, oito possuem ligação direta com a Braskem.

Leia também: 10 ações pagadoras de dividendos para deixar o CDI no “chinelo”; confira

“Algumas pessoas inconsequentes em busca do lucro rápido e fácil acreditaram que poderiam escavar a terra de qualquer jeito, sem se importar com a população que morava em cima. Mesmo diante da catástrofe do Rio Grande do Sul, ainda há quem pense que pode agredir o meio ambiente de várias formas sem que isso cause problemas”, disse o relator da sessão. 

📃 Para Rogério Carvalho, a CPI mostrou que a empresa cometeu o crime de "lavra ambiciosa", extraindo mais sal-gema do que era seguro para as minas. Outra conclusão da comissão foi a necessidade de um novo modelo de governança para o setor de mineração.

O desastre, que teve início em 2012 e se intensificou em 2019, provocou o deslocamento de cerca de 15 mil famílias e gerou impactos socioeconômicos consideráveis na região. As rachaduras nas casas e instabilidade do solo tornaram a vida nesses bairros inviável, obrigando os moradores a abandonarem suas residências.

BRKM5

BRASKEM
Cotação

R$ 17,83

Variação (12M)

-39,58 % Logo BRASKEM

Margem Líquida

-8,85 %

DY

0%

P/L

-2,33

P/VP

4,61