17 empresas da B3 costumam pagar dividendos ao menos 5 vezes ao ano, conheça

Radar de Dividendos Inteligente do Investidor10 projeta as datas de anúncio e pagamento de proventos das empresas listadas na bolsa.

Author
Publicado em 07/09/2024 às 08:05h - Atualizado 8 dias atrás Publicado em 07/09/2024 às 08:05h Atualizado 8 dias atrás por Marina Barbosa
O Radar de Dividendos Inteligente utiliza IA para analisar o histórico de pagamento das empresas (Imagem: Shutterstock)
O Radar de Dividendos Inteligente utiliza IA para analisar o histórico de pagamento das empresas (Imagem: Shutterstock)

A maior parte das empresas listadas na B3 costuma pagar dividendos e/ou JCP (Juros sobre o Capital Próprio) duas ou três vezes ao ano. Mas também há opções para quem gosta de ver o dinheiro caindo na conta com mais frequência.

💰 De acordo com dados do Radar de Dividendos Inteligente do Investidor10, 17 empresas da bolsa brasileira costumam remunerar seus acionistas ao menos cinco vezes ao ano. E três delas têm o hábito de pagar dividendos mensais. Veja a lista completa abaixo.

O Radar de Dividendos Inteligente do Investidor utiliza IA (Inteligência Artificial) para analisar o histórico de proventos das empresas e projetar futuros anúncios ou datas de pagamento. Ou seja, a ferramenta ajuda a prever quando as companhias devem declarar e pagar dividendos, com base no histórico de distribuição de cada uma delas. Clique aqui para conhecer.

🗓️ A análise revela que quase 300 empresas listadas na bolsa têm remunerado os seus acionistas nos últimos anos e mostra que cerca de 80% delas costumam pagar dividendos até três vezes ao ano. A Vale (VALE3), por exemplo, tem o hábito de dividir os seus proventos em duas parcelas anuais.

Contudo, outras 41 empresas tendem a pagar dividendos quatro vezes ao ano. É o caso de companhias como Petrobras (PETR4), Gerdau (GGBR4) e Metalúrgica Gerdau (GOAU4), que têm uma política de pagamentos trimestrais. 

E outras 17 empresas listadas na B3 têm mantido uma frequência ainda maior de pagamentos. Ou seja, remuneram seus acionistas cinco vezes ou mais ao ano. Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e Banestes (BEES3), por exemplo, têm o hábito de pagar dividendos mensais. 

Veja as 17 empresas que costumam pagar dividendos ao menos 5 vezes ao ano:

No Radar de Dividendos Inteligente do Investidor10, também é possível consultar os prováveis meses de anúncio e pagamento dos proventos. É importante lembrar, no entanto, que esta é uma ferramenta preditiva e que rendimentos passados não garantem ganhos futuros. 

Por mais que o histórico de pagamentos de uma empresa indique a probabilidade de distribuição de proventos nos meses indicados pela ferramenta, não há garantia de que a remuneração se confirmará. Para saber quando as empresas efetivamente anunciaram ou pagarão dividendos, consulte a Agenda de Dividendos.