A AHEB3 (São Paulo Turismo) é uma empresa brasileira de capital aberto do setor de viagens e turismo, fundada em 1967, com sede na cidade de São Paulo.
Apesar de ser uma empresa cotada na bolsa de valores, o seu maior acionista atualmente é o município de São Paulo e outras empresas.
Suas principais atividades são:
- Produção de eventos diversos;
- Promoção do turismo na cidade;
- Estruturação de negócios.
Os principais eventos produzidos ou com estruturada fornecida pela São Paulo Turismo são o carnaval paulistano, o festival de natal, Parada LGBT, o Réveillon e as viradas culturais.
Por ter uma simbiose muito grande com o estado, a São Paulo Turismo também atua com o planejamento e a confecção de relatórios de outros eventos realizados pelas secretarias.
Já quanto à promoção de turismo, a companhia cuida da criação de políticas públicas e também faz o levantamento de dados relacionados à área.
Todos os dados coletados pela empresa, por sua vez, são disponibilizados no site “Observatório de Turismo” da cidade de São Paulo.
História.
A AHEB3 (São Paulo Turismo), também conhecida como Parque Anhembi, teve início em 1967, com a concessão de um terreno em São Paulo, para construção de um centro de exposições.
A assembleia de constituição, por sua vez, ocorreu em 1968, com a Mafran Administração e Participações Ltda sendo a principal acionista, detendo 80% das ações.
No entanto, a empresa ainda era uma companhia de capital fechado, e a sua denominação oficial era “Centro interamericano de Feiras e Salões S.A”.
No ano de 1971 o estado começou a atuar de forma mais forte na companhia com o investimento direto da EMBRATUR, da BADESP e do próprio município.
Em 1974 a empresa mudou de denominação novamente, agora passando a ser a “Anhembi S.A. Centro de Feiras e Salões”, ganhando ainda mais participação da Embratur e BADESP.
Ao longo da década a companhia mudaria de nome mais outras vezes, culminando em “Paulistur S/A – Empresa Paulista de Turismo”.
Nessa época, com o objetivo de promover o turismo da cidade, a empresa passou a realizar festas populares e empreendimentos comerciais de qualquer tipo.
No início da década de 80 a empresa também iniciou a promoção de atividades culturais, artísticas, esportivas e outras que tivessem interesse do município.
A partir de 1991 a empresa começa a desenvolver o “Polo de arte e cultura” ou “Sambódromo”, um projeto doado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Quase quinze anos depois, em 2005, a companhia teve seu nome alterado para São Paulo Turismo S/A, passando a administrar o Autódromo de Interlagos.
Por fim, em 2015, por conta da concorrência, a empresa perdeu a maioria dos seus clientes, o direito à produção com exclusividade dos maiores eventos da cidade e em 2018 a administração do Autódromo Interlagos.
Atualmente a prefeitura possui planos de privatização de todo o complexo, que estava avaliado em torno de 1 bilhão de reais em 2018.
Informações Complementares
A empresa SÃO PAULO TURISMO, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 324,97 Milhões , tendo um patrimônio de R$ 160,22 Milhões.
Com um total de 474 funcionários, a empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo Cíclico e no segmento Produção de Eventos e Shows.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 714,67 Milhões, que gerou um lucro no valor de R$ 143,09 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 2,69, um P/VP de 2,40 e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos