A Marisa S.A é uma das maiores redes de moda feminina e lingerie do Brasil. Dessa forma, a Companhia desenvolve e comercializa uma alta variedade de produtos a preços acessíveis.
Além disso, a empresa possui mais de 65 anos de experiência conhecendo e acompanhando as necessidades do seu público-alvo. Nesse sentido, a Marisa construiu uma relação de cumplicidade e intimidade com a mulher brasileira.
Seu slogan “De Mulher para Mulher” possui forte reputação com o público feminino e uma identificação com os desejos e necessidades da mulher.
Além disso, após o sucesso do Cartão Marisa, em 2008, foi fechado um acordo com o Banco Itaú, no qual foi estabelecido o lançamento do Cartão ItauCard Marisa, que permite que a cliente o utilize na função crédito em outros estabelecimentos.
Ainda, o propósito da Companhia é celebrar a força feminina que existe, valorizando o papel da mulher em todas as suas relações e na sociedade, para, com ousadia, estimular a renovação de seus sonhos.
Por fim, seu organograma societário se decompõem em:
57,40% Controladores;
0,06% Ações em Tesouraria;
0,12% Ações dos Administradores;
31,15% Ações em Circulação.
E seus acionistas com Participação Relevante são:
Safra Asset Manegement – 6,25%;
Bradesco Asset Manegement – 5,02%.
HISTÓRICO MARISA S.A
1948 – 1949
A história da Marisa S.A iniciou-se em 1948, quando, sob comando de seu fundador, Bernardo Goldfarb, a Companhia abriu sua primeira loja na cidade de São Paulo, a Marisa Bolsas.
Posteriormente, em 1949, a empresa passou a utilizar o nome Marisa para suas lojas, com a filosofia de oferecer roupas de qualidade por um preço atrativo para as mulheres.
1952 – 1990
Em 1952, a Companhia iniciou sua expansão por todo território nacional, abrindo lojas em Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife e Manaus.
Já em 1990, após estar presente em quase todas as regiões do país e após acompanhar tendências do mercado do varejo, a Marisa inaugurou sua primeira loja em shopping center, na cidade de São Paulo.
1999 – 2001
O ano de 1999 foi um ano cheio de acontecimentos para a Marisa. Em primeiro lugar, neste ano, a empresa adotou um novo modelo de loja, a Marisa Ampliada, que passou a oferecer também moda masculina e infantil. Além disso, neste ano também houve a criação do Cartão de Crédito Marisa e a inauguração de sua loja virtual.
Em 2001, com o intuito de aprimorar e atualizar a imagem da marca, a Marisa inciou uma nova fase de modernização, ampliação e padronização de suas lojas.
2006 – 2007
Alguns anos depois, em 2006, inciaram-se as atividades da SAX, instituição financeira com objetivo de oferecer crédito pessoal para clientes selecionados do Cartão Marisa.
Já 2007 foi o ano em que ocorreu a abertura de capital da companhia (IPO). Em 2008, foi fechado um acordo com o Banco Itaú para criação do Cartão de Crédito ItauCard Marisa.
2009 – 2016
Em 2009, iniciou-se um segundo plano de expansão da companhia. Até 2013, foram inauguradas 180 lojas. Em 2014, a Marisa iniciou o processo de profissionalização do corpo de Executivos da companhia.
Em 2016, foi encerrado esse processo de profissionalização. No mesmo ano, houve o início do Programa Transformar, cujo objetivo é realizar uma mudança estrutural nos processos e na cultura da companhia, objetivando crescimento no médio e longo prazo.
Por fim, a Marisa está listada na B3 com ações ordinárias (AMAR3) e também no mercado fracionado (AMAR3F).
Informações Complementares
A empresa LOJAS MARISA, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 63,08 Milhões , tendo um patrimônio de R$ 278,51 Milhões.
Com um total de 12.388 funcionários, a empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo Cíclico e no segmento Tecidos, Vestuário e Calçados.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 1,16 Bilhão, que gerou um prejuízo no valor de R$ -415,99 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de -0,15, um P/VP de 0,23 e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos