Vale (VALE3) esclarece notícias sobre suposta interferência política no seu processo sucessório

Segundo a "UOL", João Vaccari Neto estaria trabalhando nos bastidores para promover a nomeação de Paulo Caffarelli.

Author
Publicado em 18/06/2024 às 11:45h - Atualizado 24 dias atrás Publicado em 18/06/2024 às 11:45h Atualizado 24 dias atrás por Elanny Vlaxio
A companhia informou que segue rigorosamente o Estatuto Social (Shutterstock)
A companhia informou que segue rigorosamente o Estatuto Social (Shutterstock)

Em nota oficial divulgada na noite de segunda-feira (17), a Vale (VALE3) se manifestou sobre as recentes notícias na imprensa que mencionavam uma possível interferência política no processo sucessório da companhia.

💬 A Vale, em comunicado, refutou as notícias, declarando que o processo de sucessão de seu presidente "segue rigorosamente o Estatuto Social e as políticas corporativas da Companhia, assim como o Regimento Interno do Conselho de Administração e a legislação vigente".

"O cronograma de ações de competência do Conselho para definição do Presidente da Vale, divulgado ao mercado em 1º de maio de 2024, segue inalterado. A companhia manterá o mercado informado a respeito de evoluções materiais sobre a definição do seu novo Presidente", finalizou a empresa em nota. 

Entenda o que aconteceu 

🗣️ Segundo a colunista Andreza Matais, do "UOL", o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), João Vaccari Neto, estaria trabalhando nos bastidores para promover a nomeação de Paulo Caffarelli, ex-presidente do Banco do Brasil (BBAS3), como presidente da Vale.

Vale lembrar que Vaccari foi detido por quatro anos sob acusação de liderar a arrecadação de fundos para o partido durante o período do petrolão, um esquema de corrupção na Petrobras (PETR4). Atualmente, há quatro processos penais eleitorais sigilosos contra ele no TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal), segundo a UOL. 

💭 Por outro lado, Lauro Jardim, colunista do "O Globo", informou que, mesmo após o insucesso na tentativa de indicar Guido Mantega como presidente da Vale, o governo não abandonou a ideia de novas estratégias. Conforme Jardim, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da Previ, Luiz Fukunawa, estão engajados para tentar indicar outro nome ao cargo.

Leia também: Nova bolsa é lançada no mercado; confira detalhes

VALE3

Vale
Cotação

R$ 62,92

Variação (12M)

-2,64 % Logo Vale

Margem Líquida

18,78 %

DY

11.24%

P/L

7,38

P/VP

1,53