Vale (VALE3) enfrenta parada temporária em usina de níquel Onça Puma

O motivo, segundo a empresa, foi um vendaval que atingiu a região no sábado, danificando a rede de transmissão de energia local.

Publicado em 11/09/2025 às 16:03h Publicado em 11/09/2025 às 16:03h por Matheus Silva
Contudo, a companhia ressaltou que esse contratempo não altera sua previsão anual (Imagem: Shutterstock)
Contudo, a companhia ressaltou que esse contratempo não altera sua previsão anual (Imagem: Shutterstock)

🚨 A Vale (VALE3) anunciou na noite de domingo (06), que a operação da sua usina de níquel Onça Puma, localizada em Ourilândia do Norte, no estado do Pará, será temporariamente interrompida.

O motivo, segundo a empresa, foi um vendaval que atingiu a região no sábado, 5 de outubro, danificando a rede de transmissão de energia local.

A empresa informou que a concessionária responsável pela distribuição de energia espera restabelecer o serviço até o dia 15 de outubro.

Como consequência, a Vale prevê um impacto estimado entre 1,5 kt e 2,0 kt na produção de níquel durante o quarto trimestre de 2024.

Contudo, a companhia ressaltou que esse contratempo não altera sua previsão anual de produção de níquel, que permanece entre 153 kt e 168 kt.

A Vale destacou que seguirá monitorando os impactos dessa paralisação temporária e avaliará as medidas necessárias para retomar as operações na usina Onça Puma, à medida que a situação evolui.

A interrupção inesperada ocorre em um momento de alta demanda global por metais, especialmente o níquel, que é amplamente utilizado na produção de baterias e outros componentes de alta tecnologia.

📈 Isso coloca pressão adicional sobre a empresa, que mantém sua projeção de entrega para 2024 inalterada, apesar do contratempo.

VALE3

Vale
Cotação

R$ 79,17

Variação (12M)

64,31 % Logo Vale

Margem Líquida

7,26 %

DY

6.92%

P/L

22,52

P/VP

1,84