Em apoio a Musk, Trump promete comprar Tesla (TSLA34) "novinho"
Presidente dos EUA disse que a "esquerda radical" estaria tentando boicotar o dono da Tesla.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que vai comprar um carro "novinho" da Tesla (TSLA34) nesta quarta-feira (12) para demonstrar "confiança e apoio" a Elon Musk.
🗣️ Nas redes sociais, Trump disse que Musk está fazendo "um trabalho fantástico" no governo americano. Contudo, estaria sendo "punido por colocar suas tremendas habilidades para trabalhar a fim de ajudar a tornar a América grande novamente".
"Os lunáticos da esquerda radical, como costumam fazer, estão tentando boicotar ilegal e conluitivamente a Tesla, uma das maiores montadoras do mundo, e o 'bebê' de Elon, para atacar e prejudicar Elon e tudo o que ele representa", afirmou.
Trump, que já demonstrou não ser um apoiador dos carros elétricos, prometeu então comprar um carro da Tesla em apoio a Musk.
🚘 A declaração ocorre depois que alguns clientes da Tesla queixaram-se nas redes sociais do posicionamento político adotado por Musk. Segundo o jornal "The Guardian", alguns desses clientes chegaram a vender seus carros da Tesla para não serem associados a Musk.
Musk é CEO e principal acionista da Tesla e de empresas como SpaceX e X. Além disso, passou a comandar o DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) no governo de Donald Trump.
Neste cargo, Musk promete reduzir os custos e aumentar a eficiência do governo americano. Ele, contudo, também acabou se envolvendo em polêmicas, por causa da demissão de funcionários públicos e da redução de agências da USAID, agência de ajuda humanitária dos Estados Unidos.
Leia também: Citi rebaixa recomendação para ações dos EUA e aposta na China
Ações da Tesla
📉 As ações da Tesla também têm sofrido no governo Trump. O papel disparou após a eleição do republicano, em 5 de novembro de 2024. Contudo, vai caindo 50% desde a posse de Trump, em 20 de janeiro.
O papel vem sendo afetado pelas incertezas trazidas pela atuação política de Musk, mas também pela volatilidade do setor de tecnologia e pela onda de pessimismo que varre os mercados nos últimos dias, devido ao receio de uma recessão nos Estados Unidos.
O temor de uma recessão veio à tona depois de dados mais fracos de emprego e ganhou força no domingo (9), depois que Trump não descartou a possibilidade.
Nesta terça-feira (11), o mal humor do mercado continua, devido à decisão de Trump de dobrar as tarifas sobre o aço e o alumínio do Canadá. Analistas temem que as tarifas elevem os preços praticados no mercado americano, pressionando a inflação e os juros.

TSLA34
TeslaR$ 50,73
83,07 %
6,70 %
-%
144,19
12,25

Elon Musk diz que seu departamento na Casa Branca ‘não foi tão eficaz’
Empresário também destacou que ver os carros da Tesla sendo atacados não é divertido

Elon Musk prefere Tesla (TSLA34) mais do que Trump; ações disparam apesar de resultados
Bilionário afirma que passará mais tempo focado na montadora de carros elétricos do que no departamento do governo americano

Tesla (TSLA34) não escapa de queda global e recua 6%
As ações também ainda reagem a queda de 13% nas vendas do 1º trimestre.

Musk nega saída antecipada do governo Trump: "Fake news"
Casa Branca disse que o bilionário fica no governo até concluir seu trabalho no DOGE.

Tesla (TSLA34): Ações sobem após rumor de saída de Musk do governo
As informações foram publicadas pelo veículo "Político" nesta quarta-feira (2).

Recuo histórico: Vendas da Tesla (TSLA34) caem 13% no primeiro trimestre
Avanço da China e posicionamento de Musk influenciam no desempenho da montadora

Twitter comprado por Elon Musk é laçado pela xA; veja valor da rede social X
Após ter adquirido o Twitter em 2022, o bilionário trocou o nome da empresa para X e agora, em 2025, anuncia a fusão de duas de suas companhais

Tesla (TSLA34): FBI irá investigar “ataques terroristas” contra empresa de Musk
O caso acendeu um alerta vermelho nas autoridades, que enxergam os ataques como atos de terrorismo doméstico.