Eletrobras (ELET3) elege Eduardo Haiama como novo CFO

Haiama foi CFO da Equatorial Energia e ocupará lugar de Elvira Presta, que renunciou

Author
Publicado em 26/09/2023 às 15:12h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 26/09/2023 às 15:12h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
Eletrobras também mudou CEO em 2023. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Eletrobras também mudou CEO em 2023. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Eletrobras (ELET3) anunciou nesta terça-feira (26/09) mais uma mudança no seu alto escalão. Desta vez, no posto de CFO (Chief Financial Officer), que passará de Elvira Presta para Eduardo Haiama, ex-CFO da Equatorial Energia (EQTL3).

Elvira Presta ocupava o cargo de Vice-Presidente Financeira e de Relações com Investidores da Eletrobras desde 2019. Também foi presidente interina da companhia em 2021. Mas, agora, renunciou ao posto. A renúncia ocorre pouco mais de um mês depois do ex-CEO da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, também deixar a empresa.

A Eletrobras não apresentou os motivos das denúncias. Ambos os executivos eram bem avaliados pelo mercado, mas os investidores também parecem ter gostado do nome escolhido para substituir Elvira Presta. As ações da Eletrobras operam em alta nesta terça-feira (26/09) e chegaram a liderar os ganhos no Ibovespa.

O Conselho de Administração da Eletrobras elegeu Eduardo Haiama para ser o novo vice-presidente da companhia. Haiama foi CFO da Equatorial Energia de 2008 a 2019 e, desde então, vinha ocupando essa mesma posição na Yduqs.

Ainda não há, no entanto, uma data marcada para a posse de Haiama. Por isso, o vice-presidente de Estratégia e de Desenvolvimento de Negócios da Eletrobras, Élio Wolff, acumulará as duas funções até que o novo vice-presidente financeiro seja empossado.

Notas comerciais

Na segunda-feira (25/09), a Eletrobras também informou que pretende fazer o resgate antecipado da sua primeira emissão de notas comerciais, que somou cerca de R$ 6 bilhões. Com isso, todo esse montante deve ser pago na primeira quinzena de outubro.