Ecorodovias (ECOR3) tem tráfego de 52,6 milhões de veículos em novembro, alta de 3,8% no ano

Considerando apenas os efeitos de concessões já existentes, o crescimento foi de 2,7%.

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Publicado em 09/12/2024 às 10:54h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 09/12/2024 às 10:54h Atualizado 3 meses atrás por Elanny Vlaxio
No mês anterior, o crescimento foi de 11,1%  (Imagem: Shutterstock)
No mês anterior, o crescimento foi de 11,1% (Imagem: Shutterstock)

💸 A Ecorodovias (ECOR3) registrou um tráfego de 52,6 milhões de veículos no mês de novembro, o que representa um crescimento de 3,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ao se considerar apenas os efeitos de concessões já existentes, o crescimento foi de 2,7%.

No mês anterior, observou-se um crescimento de 11,1% no tráfego da Ecopistas e de 9,8% na Eco135. Por outro lado, as concessionárias Ecovias do Cerrado e Ecovias dos Imigrantes registraram decréscimos de 8,3% e 2,6%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Ao longo dos onze primeiros meses do ano, a Ecorodovias registrou um tráfego de 572 milhões de veículos, demonstrando um crescimento de 16,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao se considerar apenas o tráfego nas concessões já existentes, o aumento foi de 6,2%.

Como se saiu a empresa no último trimestre

💰 A ECOR3 apresentou resultados financeiros sólidos no terceiro trimestre de 2024, com um lucro líquido de R$ 262,5 milhões destinado aos acionistas controladores, representando um crescimento de 19,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse desempenho positivo foi impulsionado, em grande medida, pelo aumento do Ebitda ajustado.

O Ebitda alcançou R$ 1,181 bilhão no terceiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 18,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o valor foi de R$ 997,9 milhões. 

Já o Ebitda ajustado, por sua vez, somou R$ 1,220 bilhão, com um aumento de 18%. Esse desempenho positivo pode ser atribuído ao crescimento do tráfego de veículos, reajustes nas tarifas de pedágio e ao início da cobrança de pedágio pelas novas concessões, EcoRioMinas e EcoNoroeste.

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🤑  A margem Ebitda ajustada também apresentou um crescimento de 1,5 ponto percentual, atingindo 73,3% no terceiro trimestre de 2024, em comparação aos 71,8% registrados no mesmo período do ano anterior. Esse resultado positivo reflete a eficiência na gestão de custos e o impacto positivo dos reajustes nas tarifas de pedágio.

O aumento nos custos financeiros foi o principal fator que contribuiu para o agravamento do resultado financeiro da empresa no trimestre, resultando em um prejuízo líquido de R$ 447,8 milhões, um aumento de 18,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

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