CVM marca julgamento de Barsi para esta terça-feira (26)

O investidor está sendo investigado por suposta responsabilidade pelo uso de informação privilegiada.

Author
Publicado em 25/03/2024 às 17:58h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 25/03/2024 às 17:58h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) julga nesta terça-feira (26) a partir das 15h (horário de Brasília) o caso de Luiz Barsi Filho.

O acionista está sendo investigado por suposta responsabilidade pelo uso de informação privilegiada - insider trading, por administrador da Unipar Carbocloro (UNIP6), antes da divulgação de fato relevante por parte de companhia, no dia 2 de junho de 2021.

Resposta da Unipar

⚖️ Em comunicado, a Unipar informou que o acordo de confidencialidade firmado com a Compass Minerals do Brasil para a análise de uma possível compra de unidades da empresa não resultou em uma transação. As negociações entre as partes foram encerradas sem que houvesse um acordo final.

Dias antes da divulgação do fato relevante sobre a possível compra, as ações ONs, PNAs e PNBs da Unipar registraram alta de até 7% em três pregões. Essa valorização atípica chamou a atenção da CVM, que questionou a companhia que afirmou desconhecer fatos que tenham levado valorização dos papeis.

"Operações ocorreram foram do período de silêncio"

No fim de 2022, Barsi afirmou que o processo por parte da CVM se tratava de um “procedimento de apuração, do qual tenho plena convicção que nada de errado foi praticado”. Segundo ele, as operações com papeis aconteceram fora do período de silêncio, portanto foram licitadas como previsto na resolução da CVM.

💰 “Não tenho uma carteira especulativa e nem me respaldo em qualquer informação para aquisição ou venda dos meus ativos, valendo-me sempre dos meus princípios que me guiam desde o início da minha vida como investidor”, afirmou Basi na nota.

Além disso, no dia do julgamento também será avaliado a eventual responsabilidade de Marcello Macedo Advogados, administrador judicial da Mineração e Metálicos S.A - que faliu por não enviar o formulário cadastral atualizado.

Quem é Luiz Barsi?

👨 Luiz Barsi ficou conhecido no mercado financeiro brasileiro após se tornar o maior investidor pessoa física do país, com uma fortuna de aproximadamente R$ 2 bilhões em ações, Barsi é chamado de "Buffet brasileiro" devido à sua diversidade de experiências.

Leia também: Oi (OIBR3) dispara na B3 com nova versão do plano de recuperação judicial

UNIP6

UNIPAR CARBOCLORO
Cotação

R$ 53,30

Variação (12M)

-6,10 % Logo UNIPAR CARBOCLORO

Margem Líquida

16,08 %

DY

5.72%

P/L

7,73

P/VP

2,51