Banco estatal aprova nova política de dividendos; saiba como fica
Excepcionalmente, pagamento de dividendos pode chegar até o limite de 35% do lucro líquido anual
💰 O conselho de administração do Banco do Nordeste (BNBR3) aprovou nesta sexta-feira (27) uma nova política de dividendos aos seus acionistas, que pode chegar até 35% do lucro líquido anual ajustado da instituição financeira estatal.
Por definição, os dividendos correspondem à parcela do lucro líquido do Banco do Nordeste distribuída aos acionistas na proporção exata da quantidade de ações de sua titularidade.
Conforme a estatal, a decisão pela distribuição ou não de proventos aos seus acionistas leva em consideração diversos fatores e variáveis, tais como:
- os resultados do banco;
- sua condição financeira;
- necessidade de caixa;
- oportunidades de investimento existentes;
- manutenção e expansão de seus negócios.
➡️ Leia mais: MXRF11: Qual é o preço justo da cota do maior fundo imobiliário?
Regra excepcional para dividendos
Aos acionistas do Banco do Nordeste é assegurado o recebimento semestral de dividendo mínimo e obrigatório equivalente a 25% do lucro líquido ajustado na forma da Lei.
Conforme a política de dividendos, a estatal constitui reserva estatutária, a partir do saldo do lucro líquido do exercício, após as destinações da Reserva Legal e dos proventos, com a finalidade de equalização de dividendos complementares.
Ou seja, cujo valor corresponde à aplicação do percentual de 25% sobre o lucro líquido remanescente, que não excederá a 20% do capital social.
🤑 Excepcionalmente, poderá ser proposto pelo Banco do Nordeste a distribuição de dividendo superior ao mínimo estabelecido no estatuto, até o limite de 35% do lucro líquido anual ajustado.
Isso quando não houver previsão de descumprimento dos limites corporativos mínimos de capital e dos requerimentos mínimos de capital e demais limites operacionais previstos na regulamentação bancária para os próximos 36 meses.
Juros sobre o capital próprio (JCP)
Seguindo a legislação vigente, o conselho de administração e a diretoria executiva da estatal podem autorizar o pagamento ou crédito, aos acionistas, a título de remuneração em juros sobre o capital próprio (JCP).
Os JCP também podem ser imputados aos dividendos, consoante previsto nas disposições da Lei e no Estatuto Social do banco.
🦁 Por sua vez, o JCP está sujeito à incidência de imposto de renda retido na fonte, com alíquota de 15%, tributação não existente no pagamento da modalidade dividendos.
Os dividendos e/ou JCP não reclamados pelos acionistas dentro de três anos, a contar da data em que tenham sido postos à disposição dos acionistas, prescrevem em favor do Banco do Nordeste.
Todavia, quando as ações dos investidores são depositadas na custódia da B3, a bolsa de valores brasileira, o pagamento dos proventos é feito na própria B3, que, por meio das corretoras depositantes, encarrega-se de repassá-lo aos acionistas.
Radar de Dividendos Inteligente
O Radar de Dividendos Inteligente (RDI), ferramenta do Investidor10, aponta que a próxima data-com do Banco do Nordeste deve ocorrer no mês de outubro de 2024. Já a data de pagamento efetiva do provento pode acontecer no mês de novembro de 2024.
Dessa forma, o RDI permite que os investidores saibam com antecedência quando precisam comprar as ações para garantir o recebimento dos dividendos.
Esse conhecimento ajuda os investidores a planejarem melhor suas compras e assim evitar pagar preços mais altos pelas ações após o anúncio dos dividendos.
BNBR3
BANCO NORDESTE DO BRASILR$ 94,00
-1,12 %
27,28 %
6.35%
3,79
0.6
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump