O NASD11 é um fundo negociado em bolsa (ETF, na sigla em inglês) que busca replicar o desempenho do índice Nasdaq-100, que é composto pelas 100 maiores empresas não financeiras listadas na bolsa eletrônica Nasdaq. O Nasdaq-100 inclui empresas de diversos setores, como tecnologia, saúde, varejo, entre outros.
O ETF NASD11 é negociado na bolsa brasileira B3 e permite que os investidores brasileiros tenham exposição às empresas incluídas no índice Nasdaq-100, sem a necessidade de investir diretamente em ações individuais.
Dessa forma, o investidor pode diversificar seus investimentos, reduzir o risco de perda e obter uma exposição ampla a um conjunto de empresas líderes em seus respectivos setores.
O NASD11 é administrado pelo Banco BNP Paribas e tem como gestor a XP Asset. Apesar de replicar o desempenho de empresas listadas nos Estados Unidos, os papéis do ETF são negociados em moeda nacional.
O NASD11 é um investimento de longo prazo, sendo importante lembrar que os preços das ações das empresas incluídas no índice podem ser bastantes voláteis, especialmente no curto prazo. Portanto, é fundamental que o investidor avalie cuidadosamente seus objetivos financeiros e perfil de risco antes de investir.
Alguns dos principais riscos associados ao investimento em ETFs deste tipo são o risco de mercado (variações no preço das ações) e o risco de liquidez (dificuldade de comprar ou vender cotas do fundo).
Por fim, vale destacar que o NASD11 é um ETF bastante popular, principalmente entre investidores que buscam exposição a grandes empresas do mercado de tecnologia dos Estados Unidos.