3 motivos para planejar a sua independência financeira

Author
Publicado em 18/10/2020 às 07:00h - Atualizado 3 anos atrás Publicado em 18/10/2020 às 07:00h Atualizado 3 anos atrás por Redação
Escada com moedas demonstra o caminho da independência financeira
Você já conquistou a sua independência financeira? Ainda não? Então, se eu fosse você não deixaria de ler esse artigo por nada! Conquistar a independência financeira é o sonho da grande maioria dos brasileiros, no entanto, ainda são poucas as pessoas que conseguem colocar esse plano em prática.Se você é um daqueles que também sempre sonhou com a independência financeira, mas nunca conseguiu colocar os seus planos em prática e acabou desanimando, confira logo abaixo 3 motivos para começar a planejar a sua independência financeira hoje mesmo! Poderíamos listar outros inúmeros motivos, mas acreditamos que com apenas 3 já possamos convencer você a tirar o seu planejamento visando a independência financeira em prática.

1.Garantir proteção para a sua família

Independência Financeira trás segurança e proteção familiar

Família feliz Sem dúvidas a família é o nosso bem mais precioso, por isso garantir a proteção e a segurança e estabilidade financeira pessoal do cônjuge e principalmente dos filhos precisa ser um objetivo de qualquer pessoa. Quando falamos em proteção não queremos nos referir a seguranças, câmeras, alarmes ou cercas elétricas, mas sim a segurança de poder contar com um bom plano de saúde ou uma excelente escola para os filhos por exemplo. Inegavelmente, pessoas bem estabelecidas financeiramente conseguem oferecer maior conforto e melhores condições gerais a todos os membros da família. Com um bom planejamento financeiro, a faculdade que o seu filho sempre sonhou pode se transformar em realidade por exemplo. Garantir proteção para a família é poder ter um dia a certeza de que sólidas reservas financeiras foram construídas ao longo do tempo e que com base nisso não será qualquer instabilidade econômica ou imprevisto que colocará todos a ver navios. Portanto, se você também é daqueles que zela e está sempre pensando na sua família, a coloque como o primeiro motivo para que a sua independência financeira finalmente saia do papel.

2.Conquistar maior qualidade de vida

Independência financeira e qualidade de vida

Mulher deitada - Foto Freepik[/caption] Não é novidade para ninguém, a independência financeira é sinônimo de melhor qualidade de vida! Afinal, alguns prazeres do dia a dia, como viagens, idas ao shopping, ao cinema, ao teatro ou até  mesmo um churrasco entre amigos acabam ficando em segundo plano quando falta dinheiro. Quem consegue acumular reservas ao longo do tempo, construindo uma sólida independência financeira pode aproveitar os melhores momentos da vida. Sabe aquela viagem que você sempre sonhou? Ela está a um passo da sua independência financeira. Coloque os seus planos de independência em prática e viva melhor! Sabe aquela pressão que você sofre diariamente no trabalho e que já não aguenta mais? Ou então, aquele medo de ser demitido e der uma hora para outra ficar sem a sua principal fonte de renda? Essas não são preocupações de quem é independente financeiramente.  A  está pronta para melhorar a sua qualidade de vida e você está pronto para ir atrás dela?

3.Garantir uma boa aposentadoria

Aposentadoria tranquila

Mulher e homem idoso mexendo no computador Por fim, nosso terceiro grande motivo para que você comece a planejar a sua independência financeira hoje mesmo, a aposentadoria! Depois de trabalhar arduamente por longos anos da sua vida, você não vai querer enfrentar dificuldades financeiras durante a sua aposentadoria não é mesmo? Todos nós sabemos que aqui no Brasil a aposentadoria pública não é lá grandes coisas e no final das contas acabamos recebendo bem menos do que estávamos habituados ao aposentar. Mas, logo ao aposentar? Afinal, é justamente nessa fase da vida que mais precisamos de recursos financeiros, seja para manter em dia os cuidados com a saúde ou até mesmo para aproveitar melhor a aposentadoria. Com um sistema de previdência que não atende as expectativas, resta ao brasileiro planejar o quanto antes a sua independência financeira para que na aposentadoria possa conquistar por exemplo uma renda extra que complemente a aposentadoria. São muitas as opções de investimentos voltadas para o longo prazo e por sinal é justamente no longo prazo que estão as melhores rentabilidades e taxas de juros. Dentre os investimentos mais procurados por aqueles que pensam no longo prazo e em uma aposentadoria tranquila estão os pagadores de dividendos, como ações e fundos imobiliários ou até mesmo os planos de previdência privada. Convencido a colocar os seus planos de independência financeira em prática? Então confira no próximo tópico algumas dicas para começar hoje mesmo!

Como conquistar a sonhada independência financeira?

Conquistando a independência financeira

3 potes com dinheiro Antes de mais nada, é importante alertar que para conquista da independência financeira não existe fórmula mágica e portanto a sua independência não chegará da noite para o dia, a não ser que você ganhe na loteria, o que por sinal é algo bem difícil, não é mesmo?  Já que não existem fórmulas mágicas e contar com a sorte não é o melhor caminho, porque não seguir essas dicas:

  • Elabore o seu orçamento familiar equilibrado em que receitas são sempre maiores que despesas;
  • Mantenha um controle eficiente de receitas e despesas e saiba exatamente para onde está indo o seu dinheiro;
  • Evite comprar coisas que não sejam realmente necessárias;
  • Fuja dos empréstimos e financiamentos, o endividamento é um dos maiores inimigos da independência financeira;
  • Busque alternativas para aumentar as suas receitas, nunca se acomode em uma zona de conforto;
  • Monte uma reserva de emergência para possíveis imprevistos;
  • Evite compras parceladas ou nos cartões de crédito;
  • Invista em educação financeira e aprenda como cuidar do seu dinheiro;
  • Comece a investir e coloque o seu dinheiro para trabalhar ao seu favor;
  • Acompanhe o Investidor 10!
Sim a nossa última dica para você que pretende conquistar a independência financeira é acompanhar o nosso site!No Investidor 10 você tem acesso a conteúdos gratuitos sobre finanças e investimentos que podem ajudar e muito você a alcançar a sua independência financeira. Além dos conteúdos de qualidade, disponibilizamos gratuitamente uma série de indicadores para que você comece a aplicar o seu dinheiro nas melhores ações do mercado, recebendo dividendos e ganhos com valorização que certamente ajudarão você a conquistar a sua independência financeira mais rápido!Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais!