Pensando em investir em ações small caps? Então, você não pode deixar de conferir esse conteúdo, afinal, nele listamos 5 dicas para escolhas mais assertivas na hora de investir nesse tipo de ação.

Não sabe o que significa ações small caps? Fique tranquilo, neste conteúdo você também terá a oportunidade de conhecer e entender qual o real significado desse termo, que por sinal, é muito popular no mercado de ações

Portanto, fique conosco até o final do conteúdo e não perca nem mesmo uma dica.

O que são Small Caps?

O que são Small Caps?
O que são Small Caps? – Foto: Freepik

Em síntese, podemos dizer que small caps são aquelas empresas que possuem menor expressão na bolsa de valores em relação ao seu valor de mercado.

São consideradas small caps as empresas cujo valor de mercado esteja entre R$ 300 milhões e R$ 2 bilhões de reais. Como podemos ver, apesar de consideradas pequenas na bolsa, as empresas enquadradas como small caps não são realmente pequenas.

Por outro lado, é importante destacar, que apesar de expressivo em um primeiro momento, o valor de mercado das small caps, não chega nem perto do valor das empresas de grande porte e impacto na bolsa de valores, como é o caso da Vale, da Petrobras e dos principais bancos do país.

Agora, que você já sabe que as small caps são as menores empresas da bolsa em valor de mercado, pode está se perguntando: “O que faz um investidor acreditar e apostar nesse tipo de empresa?”

Respondendo à pergunta, em geral, os investidores que apostam nas small caps, buscam conquistar ganhos expressivos e sólidos ao longo prazo, com a valorização desses papéis.

1.Faça a análise fundamentalista das Small Caps

Todo bom investidor, antes de qualquer decisão, analisa indicadores e realiza a análise fundamentalista das empresas em que pretende investir. Em geral, esse é o melhor caminho para ser mais assertivo e lucrativo na bolsa de valores. 

Para que você tenha uma ideia, grandes investidores, como Warren Buffet e Luiz Barsi fazem uso da análise fundamentalista como um dos principais parâmetros para as suas decisões.

Sendo a análise fundamentalista um ponto chave para o sucesso do investidor na bolsa de valores, não poderia ser diferente com as small caps. 

No entanto, vale destacar que quando o assunto são as small caps, é preciso avaliar e realizar análises fundamentalistas com um cuidado muito maior quando em comparação com ações de empresas de maior porte e já consolidadas, uma vez que o investimento em empresas menos conhecidas pode esconder alguns riscos.

Em relação às análises fundamentalistas, aqui no Investidor 10 você encontra indicadores completos para as principais ações da bolsa de valores brasileira. Por tanto, antes de investir e tomar qualquer decisão, realize as suas melhores análises.

2.Observe o histórico de dividendos das Small Caps

Para aqueles que possuem foco e objetivo no recebimento de dividendos, algumas small caps também chamam à atenção e merecem destaque. Mesmo no grupo das pequenas empresas da bolsa, empresas como a Sanepar, o Banrisul, a AES Tietê e a Enauta, se destacaram nos últimos anos, como excelentes pagadoras de dividendos.

Sempre que possível, invista em small caps com bom histórico de lucros e distribuição de dividendos, pois assim, além dos possíveis ganhos com a valorização de mercado da empresa, você ainda pode conquistar um interessante resultado relacionado ao recebimento de dividendos.

3.Observe a liquidez das ações

Analisar a liquidez é um dos pontos fundamentais ao escolher uma small cap
Analisar a liquidez é um dos pontos fundamentais ao escolher uma small cap – Foto: Freepik

Um cuidado importante a ser observado ao investir em small caps, diz respeito à liquidez. Em síntese, a liquidez representa o tempo necessário para que um ativo seja transformado em dinheiro.

Sendo assim, quanto mais rapidamente consigo transformar uma ação em dinheiro, maior é a sua liquidez. Quando você emite uma ordem de venda para ações da Vale ou do Itaú, por exemplo, elas costumam ser vendidas rapidamente, em virtude da sua alta procura e liquidez. 

No entanto, o mesmo pode não acontecer com ações de menor expressão, uma vez que o número de transações diárias de compra e venda e de interessados nesses papéis costuma ser bem menor que os das grandes empresas da bolsa de valores.

Logo, se você precisar realizar um resgate no curto prazo, as small caps podem não ser a melhor opção para os seus objetivos e necessidades como investidor. Fique atento à liquidez!

4.Invista com foco no longo prazo

O maior segredo daqueles que conquistam excelentes resultados investindo nas small caps, diz respeito ao longo prazo. Ao investir em uma small cap, o investidor precisa visualizar um horizonte de crescimento para a empresa em questão no longo prazo.

Não restam dúvidas, existem excelentes small caps na bolsa brasileira, no entanto, além de uma boa análise, o investidor precisa estar preparado para aguardar o fator tempo para uma valorização significativa desse tipo de papel.

Portanto, se você investe pensando no curto prazo, as small caps definitivamente não são as suas melhores opções.

5.Invista no fundo de índice SMLL

Por fim, se você ainda não se sente seguro para investir em small caps, uma boa opção é começar por ETFs – Exchange Trading Fund, que nada mais são do que papéis que buscam replicar o desempenho de índices da bolsa, como por exemplo, o SMLL, que reúne as empresas de menor capitalização na B3.

Fazem parte do índice SMLL, as ações que cumprem os seguintes requisitos:

  • Está classificada fora da lista das ações que representam 85% do valor de mercado de todas as empresas presentes na bolsa de valores;
  • Está classificada entre as 99% mais negociados da bolsa;
  • Ter presença em no mínimo 95% dos pregões realizados durante os 3 meses anteriores;

Gostou das nossas 5 dicas sobre como escolher as melhores ações small caps? 

Então, é hora de colocar as dicas em prática e continuar acompanhando o Investidor 10 para aprender ainda mais sobre o mercado de ações e realizar análises e comparações fundamentalistas das principais ações listadas na B3.

Antes de sair, não deixe de conhecer e seguir as nossas páginas nas principais redes sociais para ter acesso a outros conteúdos interessantes e de grande valor relacionado ao mercado de ações.

Até a próxima!