BRICS: o que é, e qual o objetivo do grupo

Author
Publicado em 13/10/2023 às 11:28h - Atualizado 6 meses atrás Publicado em 13/10/2023 às 11:28h Atualizado 6 meses atrás por Redação
BRICS: o que é, e qual o objetivo do grupo

O BRICS é um agrupamento político e econômico composto por cinco grandes economias emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A sigla "BRICS" foi formada pelas iniciais dos nomes dos países membros e ganhou destaque a partir de suas reuniões e cúpulas regulares, que passaram a ocorrer com o objetivo de discutir questões de interesse mútuo e promover a cooperação em diversas áreas. Neste conteúdo, vamos apresentar detalhes e características importantes desse grupo econômico, incluindo a sua relevância para a economia. Vale a pena conferir!

Quando foi fundado o BRICS?

O BRICS, como uma entidade institucionalizada de cooperação entre os países membros, teve sua primeira cúpula realizada em 2009. No entanto, o conceito de "BRIC" (antes da inclusão da África do Sul) foi cunhado em 2001 por Jim O'Neill, então economista-chefe do Goldman Sachs, em um estudo que destacava o potencial de crescimento e a importância econômica futura de Brasil, Rússia, Índia e China no cenário global. A África do Sul se juntou ao grupo em 2010, e foi a partir desse momento que o termo "BRIC" se transformou em "BRICS". A primeira cúpula com a presença da África do Sul ocorreu em 2011, na cidade de Sanya, na China.

Quais os objetivos do BRICS?

Quais os objetivos do BRICS?

Quais os objetivos do BRICS? O BRICS foi formado com o objetivo de fortalecer a cooperação mútua entre essas grandes economias emergentes em diversas frentes, principalmente econômica, política e social. Seus objetivos abrangem uma ampla gama de áreas, refletindo as aspirações e desafios compartilhados pelos membros. Dentre os principais objetivos e áreas de atuação do BRICS, podemos destacar:

  • Fortalecimento econômico e comercial: Promover a integração econômica entre os países membros, ampliar o comércio intra-BRICS e fomentar investimentos mútuos.
  • Reforma das instituições financeiras internacionais: Defender a reforma de organizações como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial para refletir o peso crescente dos países emergentes na economia global.
  • Novo banco de desenvolvimento (NBD): Criado como uma alternativa ao sistema financeiro dominado pelo Ocidente, o NBD financia projetos de desenvolvimento e infraestrutura nos países do BRICS e em outras nações emergentes.
  • Cooperação política e diplomática: Coordenar posições em fóruns e organizações internacionais, além de abordar questões globais como paz, segurança, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas.
  • Promoção da inovação e soluções conjuntas: Estimular a cooperação em ciência, tecnologia, inovação e saúde, buscando soluções conjuntas para desafios globais.
  • Cultura e educação: Fomentar o intercâmbio cultural, educacional e acadêmico entre os países membros, promovendo a compreensão mútua e fortalecendo os laços sociais e culturais.
  • Segurança e combate ao terrorismo: Trabalhar conjuntamente em temas relacionados à segurança, incluindo o combate ao terrorismo, ao crime organizado transnacional e à lavagem de dinheiro.
  • Desenvolvimento sustentável: Promover a cooperação em áreas como meio ambiente, desenvolvimento urbano, infraestrutura e energia, almejando soluções sustentáveis.

O BRICS busca, assim, não apenas fortalecer os laços entre seus membros, mas também redefinir e influenciar a ordem global, refletindo a crescente importância dos países emergentes no cenário mundial.

Qual a importância do BRICS para a economia?

A importância do BRICS para a economia mundial advém de vários fatores, tanto de natureza quantitativa quanto qualitativa. Os países que compõem o BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – possuem um peso econômico significativo e também têm desempenhado um papel muito importante na reconfiguração da ordem econômica global. Confira alguns pontos que ilustram a importância do BRICS para a economia:

  • Peso econômico: Juntos, os países do BRICS representam cerca de 25% do PIB mundial (em termos de paridade do poder de compra) e cerca de 40% da população mundial.
  • Diversificação econômica global: O crescimento do BRICS ofereceu uma nova fonte de demanda global, diversificando o centro de gravidade econômico tradicionalmente concentrado no eixo Europa - Estados Unidos.
  • Motor do crescimento global: Em várias ocasiões, particularmente após a crise financeira global de 2008, os países do BRICS figuram como importantes pilares de estabilidade e crescimento, ajudando a impulsionar a recuperação econômica.
  • Desenvolvimento de novos modelos econômicos: O sucesso econômico dos países do BRICS tem incentivado outros países em desenvolvimento a estudar e adaptar políticas e modelos dessas nações.

Na prática, a importância do BRICS para a economia reside não apenas em seu tamanho ou taxa de crescimento, mas também em seu papel como contrapeso e alternativa ao tradicional sistema econômico global.

Quais as vantagens do BRICS para o Brasil?

Quais as vantagens do BRICS para o Brasil?

Quais as vantagens do BRICS para o Brasil? Ao participar do BRICS, o Brasil é contemplado com uma série de benefícios importantes, dentre os quais, podemos destacar:

  • Acesso a mercados emergentes: Através do BRICS, o Brasil tem a oportunidade de aprofundar relações comerciais e de investimento com grandes economias emergentes, diversificando seus parceiros comerciais e reduzindo a dependência de mercados tradicionais.
  • Cooperação econômica e técnica: A colaboração entre os países do BRICS abrange áreas como ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento agrícola. O Brasil pode se beneficiar do compartilhamento de conhecimentos e experiências.
  • Fortalecimento diplomático: O BRICS oferece ao Brasil uma plataforma para ampliar sua influência e voz no cenário global, promovendo seus interesses e posições em temas internacionais.
  • Novo banco de desenvolvimento (NBD): O NBD, instituição criada pelo BRICS, representa uma fonte alternativa de financiamento para projetos de infraestrutura e desenvolvimento, que pode ser benéfica para o Brasil.
  • Diversificação econômica: A colaboração intra-BRICS ajuda o Brasil a diversificar sua economia, atraindo investimentos em setores variados e promovendo comércio em novos produtos e serviços.
  • Defesa de interesses comuns: Em fóruns econômicos e políticos globais, o BRICS frequentemente coordena posições em temas como reforma das instituições financeiras internacionais, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, fortalecendo a posição de seus membros, inclusive do Brasil.
  • Diversificação de reservas: A cooperação no BRICS, especialmente em mecanismos financeiros, oferece ao Brasil opções para diversificar suas reservas, reduzindo a dependência de moedas tradicionais como o dólar.
  • Cooperação em Segurança e Defesa: Embora o BRICS seja predominantemente uma plataforma econômica, também oferece oportunidades para discussões e cooperações em áreas como segurança, combate ao terrorismo e defesa.

Em síntese, a participação no BRICS oferece ao Brasil oportunidades econômicas e estratégicas significativas, além de ampliar sua influência e voz nos assuntos globais. Para mais conteúdos sobre finanças e economia, continue acompanhando o blog do Investidor10. Além disso, antes de sair, aproveite para seguir nossas redes sociais.