Vale (VALE3) negocia reabertura de minas de níquel e cobre no Pará

As minas, situadas no sudeste do estado, tiveram suas licenças suspensas devido a questões ambientais e sociais.

Author
Publicado em 21/06/2024 às 08:53h - Atualizado 21 dias atrás Publicado em 21/06/2024 às 08:53h Atualizado 21 dias atrás por Elanny Vlaxio
Uma segunda audiência estava marcada (Shutterstock)
Uma segunda audiência estava marcada (Shutterstock)

A Vale Metais Básicos, uma subsidiária da Vale (VALE3), está prestes a firmar um acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará para retomar as operações das minas de Onça Puma e Sossego, conforme informado pelo "Broadcast", sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. As minas, situadas no sudeste do estado, tiveram suas licenças suspensas devido a questões ambientais e sociais, segundo o órgão ambiental.

📊 A Vale Metais Básicos está em negociações produtivas com a Semas e projeta concluir um acordo nos próximos dias para homologação no STF ( Supremo Tribunal Federal), conforme relatado pela agência. As licenças, que foram inicialmente suspensas em fevereiro e temporariamente restauradas por liminares, foram revogadas pelo TJ-PA (Tribunal de Justiça do Pará) em abril.

Leia também: FII ALZR11 pagará R$ 0,73 por cota em dividendos

Como resultado, a Vale concedeu férias coletivas aos funcionários das minas, a partir de maio para Onça Puma e de junho para Sossego. Paralelamente, a Vale solicitou uma suspensão provisória ao STF. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, encaminhou o caso ao Nusol (Núcleo de Solução Consensual de Conflitos) do tribunal, que conduziu uma audiência em maio.

📋 Uma segunda audiência estava marcada, porém, com o avanço das negociações, o magistrado cancelou o encontro e suspendeu o processo para permitir que as partes continuem as negociações visando um acordo.

VALE3

Vale
Cotação

R$ 62,92

Variação (12M)

-2,64 % Logo Vale

Margem Líquida

18,78 %

DY

11.27%

P/L

7,38

P/VP

1,53