Vale (VALE3) esclarece notícia sobre compra da Bamin; confira

A declaração da companhia surge após a publicação de uma notícia no colunista Lauro Jardim.

Author
Publicado em 08/07/2024 às 09:42h - Atualizado 15 dias atrás Publicado em 08/07/2024 às 09:42h Atualizado 15 dias atrás por Elanny Vlaxio
Com a compra, a Vale assumiria o controle da Lucas Kallas (Shutterstock)
Com a compra, a Vale assumiria o controle da Lucas Kallas (Shutterstock)

A Vale (VALE3) se manifestou nesta segunda-feira (8) sobre as especulações de que estaria sendo pressionada pelo governo federal a adquirir a mineradora Bamin

A empresa afirmou que, de fato, avalia com frequência oportunidades de aquisição, desinvestimento e joint ventures, sempre alinhadas às suas prioridades estratégicas. No entanto, no momento, não há informações relevantes a serem divulgadas sobre tais operações. 

🎤 "Nesse tema, a companhia reitera que avalia oportunidades com frequência e que não há qualquer informação relevante a divulgar ao mercado como resultado dessa prospecção no momento. A companhia também reitera que seguirá mantendo o mercado informado sobre qualquer fato relevante a respeito de tais operações", informou. 

A declaração da companhia surge após a publicação de uma notícia no colunista Lauro Jardim, do jornal "O Globo", que afirmava que uma ala do governo federal estaria pressionando a empresa a adquirir a Bamin. A mineradora em questão, sediada na Bahia e pertencente a um grupo do Cazaquistão, enfrenta dificuldades financeiras e busca um comprador. 

Leia também: Vale (VALE3) irá nomear substitutos para o Conselho

Com a compra, a Vale assumiria o controle da Lucas Kallas, com a participação do BNDESPar e da Cedro. No entanto, segundo Jardim, a equipe de  M&A (fusões e aquisições) da Vale está analisando a transação, que ainda não foi apresentada ao conselho da empresa para decisão. 

💸 O esclarecimento chega dias após a mineradora esclarecer que não há definição sobre o novo presidente da VBM. "A definição está em andamento e ainda não foi concluído" Além disso, a companhia reiterou seu compromisso com a transparência e a comunicação clara com seus stakeholders. 

A mineradora destacou ainda que a seleção do Presidente da VBM será realizada de forma rigorosa e criteriosa, com base em critérios técnicos e de experiência, visando identificar o profissional mais adequado para liderar a companhia com excelência. Segundo a matéria, a empresa já havia escolhido o veterano executivo de mineração, Shaun Usmar, para assumir o comando do negócio de metais básicos. 

🤷‍♂️  Com mais de 30 anos de experiência no setor, Usmar já atuou como diretor executivo da Triple Flag Precious Metals Corp, na Barrick Gold Corp, na Xstrata e na BHP Billiton. Na Vale, ele seria responsável por supervisionar uma operação com ativos no Brasil, Indonésia e no Canadá. Na outra ponta, o comunicado chega um dia após o presidente Lula informar que irá cobrar a Vale por reparação aos prejuízos causados pelos rompimentos das barragens de Mariana, em Minas Gerais.

VALE3

Vale
Cotação

R$ 60,23

Variação (12M)

-11,20 % Logo Vale

Margem Líquida

18,78 %

DY

11.45%

P/L

7,06

P/VP

1,46