Sabesp (SBSP3) nega relação com surto de virose no Guarujá

Companhia disse que não há problemas na sua rede de esgoto que possam ter atingido as praias da cidade.

Author
Publicado em 05/01/2025 às 16:15h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 05/01/2025 às 16:15h Atualizado 1 dia atrás por Marina Barbosa
Prefeitura acredita que vazamentos de esgoto na praia de Enseada podem ter causado virose (Imagem: Shutterstock)
Prefeitura acredita que vazamentos de esgoto na praia de Enseada podem ter causado virose (Imagem: Shutterstock)

A Sabesp (SBSP3) negou responsabilidade pelo surto de virose que afeta os turistas e moradores do Guarujá, no litoral paulista.

🏥 De acordo com a prefeitura do Guarujá, as unidades de saúde da cidade ficaram lotadas de pacientes com sintomas como diarreia, náuseas, vômitos, cólicas e febre nos últimos dias.

A prefeitura acredita que a virose pode ter sido causada por vazamentos e ligações clandestinas de esgoto na praia de Enseada, que recebeu milhares de visitantes no fim do ano. Por isso, disse ter notificado a Sabesp para investigar a possibilidade.

Em nota, a Sabesp disse que não foi acionada, mas "já prestou os devidos esclarecimentos à Secretaria Municipal de Meio Ambiente". A companhia ainda afirmou que o surto de virose não tem relações com a sua operação.

🗣️ "Não foi identificado qualquer problema em sua rede que possa ter atingido as praias do Guarujá. Os sistemas de água e esgoto da Baixada Santista estão operando normalmente e são monitorados 24 horas por dia", declarou.

A Sabesp disse, no entanto, que "o município possui cerca de 45 mil imóveis irregulares, cujo despejo de esgoto pode estar sendo realizado em galerias de águas pluviais, o que afetaria a balneabilidade das praias". Além disso, ressaltou que as redes municipais de águas das chuvas que desembocam no mar devem ser fiscalizadas pela prefeitura.

Segundo a "Agência Brasil", a prefeitura de Guarujá "aguarda o resultado de análises encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz para tentar esclarecer a origem dos casos de GECA (gastroenterocolite aguda), uma doença que causa inflamação no estômago, intestino delgado e intestino grosso".

SBSP3

SABESP
Cotação

R$ 88,07

Variação (12M)

20,22 % Logo SABESP

Margem Líquida

26,23 %

DY

1.64%

P/L

6,45

P/VP

1,59