Petrobras (PETR4): Lula participa da posse de Magda Chambriard nesta 4ª

Será a primeira vez em 12 anos que um presidente da República participará da posse de um presidente da empresa.

Author
Publicado em 19/06/2024 às 11:41h - Atualizado 24 dias atrás Publicado em 19/06/2024 às 11:41h Atualizado 24 dias atrás por Elanny Vlaxio
Além de engenheira, Chambriard atua como consultora nos setores de petróleo e energia (Shutterstock)
Além de engenheira, Chambriard atua como consultora nos setores de petróleo e energia (Shutterstock)

Nesta quarta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará presente na posse de Magda Chambriard como presidente da Petrobras (PETR4). A cerimônia está agendada para as 15h30 (horário de Brasília) na sede da estatal, no Rio de Janeiro. 

👩‍💼 Será a primeira vez em 12 anos que um presidente da República participará da posse de um presidente da empresa. O último registro foi em 2012, quando a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) esteve presente na posse de Graça Foster.

Conforme a agenda oficial do presidente, ele também participará do ato de assinatura de um contrato de operações de crédito entre o Banco do Brasil (BBAS3), a Caixa Econômica Federal (CXSE3) e a prefeitura do Rio de Janeiro, durante sua viagem à cidade.

Leia também: Lula compara Campos Neto a Moro e senador reage, veja

💭 Vale lembrar que amanhã (20), a CEO da Petrobras terá um "batismo de fogo", isso porque a FUP (Federação Única dos Petroleiros) anunciou um ato em frente à sede da empresa, dando início a uma vigília para cobrar compromissos em relação aos equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobras. 

A mobilização busca pressionar a nova gestão da estatal a buscar soluções para os planos de previdência privada dos petroleiros, que enfrentam déficits bilionários e incertezas sobre o futuro dos benefícios. Segundo a FUP, o encontro será remarcado para um momento posterior à posse de Chambriard. 

Sobre Magda Chambriard 

👩‍💻 Magda Chambriard, de 66 anos, assumirá o cargo após Jean Paul Prates, ex-presidente da estatal, ser demitido em um processo que se desenrolou desde 2023. Ela ocupou o cargo de diretora-geral da ANP de 2012 a 2016 e tem uma carreira de 22 anos na Petrobras como funcionária de carreira.

Além de ser engenheira civil e mestre em engenharia química pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), ela atua como consultora nos setores de petróleo e energia. Desde abril de 2021, também atua no cargo de diretora da assessoria fiscal na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). 

Durante sua gestão na ANP, Chambriard ficou conhecida pela retomada dos leilões de áreas para exploração e produção de petróleo, além de lidar com o vazamento de óleo durante a perfuração de um poço na Bacia de Campos pela Chevron. 

Além disso, ela já reiterou o compromisso da Petrobras em utilizar a influência de investimento para impulsionar o desenvolvimento do Brasil, alinhado com as diretrizes do presidente Lula. "Nossa ideia, e o presidente Lula nos cobra isso, é fazer a Petrobras avançar para apoiar o desenvolvimento do país e aumentar nosso PIB", afirmou.

PETR4

Petrobrás
Cotação

R$ 38,15

Variação (12M)

55,41 % Logo Petrobrás

Margem Líquida

22,45 %

DY

16.61%

P/L

4,52

P/VP

1,22