Lançamento do Nubank (ROXO34) é uma 'ameaça real', avalia XP

O banco conseguiria aumentar sua base de clientes para 11 milhões de clientes pré-pagos.

Author
Publicado em 20/05/2024 às 13:17h - Atualizado 27 dias atrás Publicado em 20/05/2024 às 13:17h Atualizado 27 dias atrás por Elanny Vlaxio
A infraestrutura utilizada foi a da telefônica Claro (Shutterstock)
A infraestrutura utilizada foi a da telefônica Claro (Shutterstock)

Em um recente relatório sobre o Nubank (ROXO34), especialistas da XP avaliaram a entrada da fintech no segmento de telecomunicações como uma "ameaça real" para os players tradicionais do mercado. A análise, publicada em 16 de maio, destaca o potencial disruptivo do Nubank, dada sua base de clientes fidelizada.

🚨 “Após um breve período de calmaria no mercado de telecomunicações, vemos uma ameaça com a esperada entrada do Nubank como operadora móvel virtual no segundo semestre de 2024. Este movimento pode ter passado despercebido devido à ausência de casos de sucesso de novos entrantes no Brasil”, disse a XP.

Leia também: ‘Gigante chinesa’: Temu chega ao Brasil e preocupa varejistas

O Nubank conseguiu na última semana a aprovação da Anatel para operar como uma MVNO (Operadora móvel virtual) utilizando a infraestrutura da Claro. A expectativa é que a novidade entre em operação no terceiro trimestre de 2024. 

🗣️ A XP acredita que o "racional estratégico" da entrada do Nubank nesse mercado específico está alinhado com a estratégia do banco de "replicar suas competências em novos mercados". Dessa forma, o banco poderá aumentar a monetização de sua base de clientes, que recentemente ultrapassou os 100 milhões.

“Com uma participação de mercado de cerca 22% no mercado de recarga pré-paga no Brasil, o Nubank desafiou a lógica convencional e, na nossa opinião, possui elementos-chave para o sucesso. Apesar dos riscos associados à execução e à falta de visibilidade do plano, consideramos possível que este risco afete a TIM (TIMS3) e a Vivo (VIVT3)", avaliou a XP.

Dessa maneira, o banco conseguiria aumentar sua base de clientes para 11 milhões de clientes pré-pagos e 7,5 milhões de clientes pós-pagos em três anos, além de um market share de 7% dos usuários de telefonia móvel. 

ROXO34

Nu Holdings (NuBank)
Cotação

R$ 10,43

Variação (12M)

69,32 % Logo Nu Holdings (NuBank)

Margem Líquida

19,48 %

DY

-%

P/L

44,28

P/VP

8,25