Huawei tem novo presidente no Brasil

O novo CEO enxerga potencial no país para ser o centro da inovação baseada em inteligência artificial.

Author
Publicado em 24/04/2024 às 17:36h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 24/04/2024 às 17:36h Atualizado 3 meses atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)
(Shutterstock)

A multinacional chinesa Huawei anunciou, nesta quarta-feira (24), a troca de comando da companhia no Brasil. Agora, assume o cargo de Sun Baocheng, o executivo Gao Kexin. De acordo com a empresa, a mudança faz parte das políticas de rotação de líderes feitas periodicamente. 

🧑‍💼 O engenheiro Gao Kexin ingressou na Huawei em 2007, assumindo inicialmente o cargo de vice-presidente do grupo em Camarões, na África. Em 2016, foi nomeado CEO da Huawei Filipinas, na Ásia. De 2018 a 2023, desempenhou diversas funções na sede da empresa na China e agora está chegando ao Brasil.

Leia também: Embraer (EMBR3): Eve prevê produção do 1º ‘carro voador’ ainda este ano

“Estou muito honrado com a oportunidade de liderar a Huawei no Brasil. Nosso compromisso é ajudar o país a realizar seu pleno desenvolvimento econômico e social por meio da transformação digital e energética de sua economia e indústria”, disse Kexin em nota. 

🤖 Segundo ele, o Brasil pode ser o centro da inovação baseada em inteligência artificial na América Latina. "Para isso acontecer, o Brasil precisa de uma estrutura robusta e segura de armazenamento e de nuvem que dê conta de gerenciar enormes quantidades de dados que já estão no nível dos petabytes”, afirmou. 

O anúncio de troca de comando chega quase um mês após a empresa divulgar o seu balanço financeiro de 2023. No ano, a gigante chinesa dobrou o lucro para 86,95 bilhões de yuans (US$ 12 bilhões), em comparação aos 35,56 bilhões de yuans reportados em 2022.