Guararapes (GUAR3): B3 autoriza empresa a manter 16,41% de suas ações em circulação

Número de ações em 'free float' funciona como um indicador de liquidez e governança corporativa

Author
Publicado em 20/10/2023 às 12:29h - Atualizado 6 meses atrás Publicado em 20/10/2023 às 12:29h Atualizado 6 meses atrás por Juliano Passaro
Guararapes é dona da Riachuelo (Shutterstock)

A Guararapes (GUAR3) informou, via fato relevante, nesta sexta-feira (20), que foi concedida pela B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) a autorização para que a empresa mantenha, em livre circulação (free float), ações representativas de no mínimo 16,41% de seu capital social, até 31 de dezembro de 2024. Nessa data, o percentual de 20% de ações em livre circulação deverá ser atingido, segundo o comunicado. 

"Se a quantidade de ações em circulação superar o patamar de 16,41% em qualquer momento antes do termo final do prazo concedido pela B3, e até que seja atingido o percentual de 20%, não será permitida a sua redução, exceto se a companhia estiver atendendo ao critério de ADTV mínimo", informou a Guararapes.

Veja também: Ambipar (AMBP3) anuncia follow-on de até R$ 1,1 bilhão

As ações em livre circulação são aquelas que estão disponíveis para negociação no mercado. Ou seja, não estão nas mãos de acionistas majoritários ou controladores.

O número de ações em free float funciona como um indicador de liquidez e governança corporativa. Quanto maior o número de ações em circulação no mercado, mais fácil é a negociação dos papéis e maior tende a ser a transparência da companhia.

Desde abril de 2022, a Guararapes faz parte do segmento Novo Mercado da B3, que é destinado à negociação de ações de empresas que adotam, voluntariamente, práticas de governança corporativa adicionais às que são exigidas pela legislação brasileira.

Segundo o comunicado desta sexta (20), a Guararapes também deverá implementar as seguintes medidas adicionais:

  • Manter um mínimo de duas mulheres nos cargos da alta administração, sendo uma delas membro independente no Conselho de Administração;
  • Alterar, até a assembleia geral que aprovar as demonstrações financeiras de 2023, limitado a 30 de abril de 2024, a política de indicação de forma a contemplar a regra de diversidade mencionada acima;
  • Alterar o estatuto social, estabelecendo a participação mínima de 8% do capital social para os acionistas exercerem o direito de eleger, em votação em separado, um representante e respectivo suplente para o Conselho de Administração. 

A Guararapes terá, também, que manter a contratação de formador de mercado para fomentar a liquidez das ações da companhia.