Eleitores devem atualizar app do e-Título antes das eleições

Serviço está disponível para dispositivos Android e iOS

Author
Publicado em 09/09/2024 às 14:12h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 09/09/2024 às 14:12h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
e-Título é o aplicativo oficial do TSE (Imagem: Shutterstock)
e-Título é o aplicativo oficial do TSE (Imagem: Shutterstock)

📱 O primeiro turno das eleições municipais de 2024 acontecem no próximo dia 6 de outubro. Neste dia, os eleitores vão às urnas escolher os próximos prefeitos e vereadores de todas as cidades do país.

Segundo alerta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), todos os brasileiros que vão usar o aplicativo e-Título para identificação no dia de votação, devem baixá-lo ou atualizá-los antes do pleito. Fazer o processo antes pode evitar eventuais filas virtuais ou outros problemas que dificultam o processo do voto.

“Gostaria de lembrar, mais uma vez, às eleitoras e aos eleitores que não deixem essa atualização para os últimos dias”, destacou a ministra Carmen Lúcia, atual presidente do TSE, em um evento na última semana. O e-Título serve como documento oficial para se identificar aos mesários no dia da eleição.

🗣 Leia mais: Lula convoca reunião de emergência para tratar de tensão na Venezuela

O aplicativo oficial do TSE pode ser usado gratuitamente tanto em smartphones quanto em tablets que usam os sistemas operacionais Android (Google) e iOS (Apple). Atualmente, estão disponíveis para dispositivos lançados há menos de seis anos, em razão de questões de segurança.

Quem já tem o aplicativo instalado, deve acessar a loja de apps do dispositivo para prosseguir com a atualização do sistema. Isso é necessário para que a versão esteja de acordo com mudanças recentes feitas pelo Tribunal.

Os eleitores que ainda não usaram o app, podem também baixar na loja de aplicativos e se cadastrarem. É importante destacar que o acesso só é permitido para quem tem os dados biométricos cadastrados na Justiça Eleitoral.