Lula convoca reunião de emergência para tratar de tensão na Venezuela

O governo brasileiro manteve o posicionamento anunciado no sábado.

Author
Publicado em 08/09/2024 às 17:18h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 08/09/2024 às 17:18h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
González chegou à Espanha na manhã deste domingo (8) (Imagem: Shutterstock)
González chegou à Espanha na manhã deste domingo (8) (Imagem: Shutterstock)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou assessores neste domingo (8) para discutir a situação da Venezuela e outros temas da agenda externa brasileira, como sua participação na Assembleia Geral da ONU. A decisão acontece logo após a fuga do opositor Edmundo González Urrutia à Espanha.

🗣️ Durante a manhã, estiveram no Palácio da Alvorada a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, e Audo Faleiro, braço direito do assessor especial do presidente Lula para assuntos internacionais, Celso Amorim.

Leia também: Manifestantes fazem ato contra Moraes em São Paulo

O governo brasileiro manteve o posicionamento anunciado no sábado (7) sobre a continuidade da custódia da Embaixada da Argentina em Caracas e a defesa dos interesses argentinos até que o governo de Javier Milei indique outro Estado aceitável ao governo venezuelano para exercer essas funções.

💬 Mesmo que a autoridade eleitoral da Venezuela tenha declarado a vitória de Maduro com 51,95% dos votos, a oposição divulgou mais de 80% das atas de votação que mostram que González recebeu quase 70%. González chegou à Espanha na manhã deste domingo (8).