Dólar sobe, enquanto Ibovespa e petróleo ficam no vermelho

A vitória da seleção brasileira ficou nos gramados, mas o clima entre os investidores nesta terça-feira (30) foi de maior cautela.

Publicado em 30/06/2026 às 13:04h Publicado em 30/06/2026 às 13:04h por Elanny Vlaxio
O Bitcoin (BTC) recuava 1,61% (Imagem: Shutterstock)
O Bitcoin (BTC) recuava 1,61% (Imagem: Shutterstock)
A festa da vitória do Brasil nos campos de futebol não se estendeu para o pregão da B3 hoje. Enquanto a torcida brasileira ainda comemora o triunfo da Seleção, os mercados operavam em clima de cautela, com o Ibovespa e o petróleo operavando no vermelho e o dólar registrando valorização.
O principal índice da Bolsa brasileira caía 1,01%, aos 171.460,38 mil pontos, às 12h09, horário de Brasília. No mercado de câmbio, o dólar subia 0,57%, cotado a R$ 5,19. Já o petróleo era negociado em baixa de 0,65%, a US$ 70,29 o barril.
Na contramão da Bolsa, o IFIX, principal índice de fundos imobiliários, registrava alta de 0,17%, aos 3.825,28 mil pontos, mostrando um desempenho mais positivo no mercado doméstico.
Já no mercado de criptomoedas, o movimento era de queda entre os principais ativos.  O Bitcoin (BTC) recuava 1,61%, enquanto o Ethereum (ETH) perdia 0,60%, companhando o tom mais defensivo observado nos mercados globais.
Lá fora, o cenário é positivo, com:

O que mexe com o mercado

O mercado brasileiro iniciou a terça-feira (30) em queda, refletindo o avanço dos juros a cautela dos investidores diante de uma semana marcada por importantes indicadores econômicos, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
No cenário externo, os investidores repercutem os dados divulgados pelo BLS (Bureau of Labor Statistics), que mostraram 7,594 milhões de vagas de emprego em aberto nos Estados Unidos em maio de 2026. O resultado superou a expectativa do mercado, de 7,280 milhões, e permaneceu praticamente estável em relação a abril.
"O dado reforça a visão do Fed de um mercado de trabalho resiliente. Com emprego forte e inflação ainda elevada, o mandato dual do Fed pende hoje para o lado dos preços. O dado de hoje não dá ao Fed nenhum motivo para suavizar o tom", avaliou Vitor Kayo, economista sênior da Nomad.
No Brasil, o Banco Central informou que a dívida bruta do governo geral subiu para 81% do PIB (Produto Interno Bruto) em maio, acima dos 80,2% do PIB registrados em abril. Além disso, o mercado aguarda a divulgação do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), prevista para as 14h.
Veja também as maiores altas do Ibovespa
E as maiores baixas