Bolsa do México dispara mais de 3% em dia de estreia na Copa do Mundo

Até o fechamento desta matéria, a seleção mexicana vencia a África do Sul por 2 a 0.

Publicado em 11/06/2026 às 17:43h Publicado em 11/06/2026 às 17:43h por Elanny Vlaxio
O México é uma das cidades sedes da Copa do Mundo 2026 (Imagem: Shutterstock)
O México é uma das cidades sedes da Copa do Mundo 2026 (Imagem: Shutterstock)
O mercado mexicano teve uma sessão de forte valorização nesta quinta-feira (11), em um dia marcado pela abertura da Copa do Mundo de 2026
O MXX (índice S&P/BMV IPC), principal indicador da BMV (Bolsa Mexicana de Valores) e responsável por acompanhar o desempenho das 35 maiores e mais negociadas empresas do país, encerrou o pregão com alta de 3,31%, aos 66.969,75 pontos, às 17h (horário de Brasília).
O avanço ocorreu em uma data simbólica para o país. Além de ser uma das sedes do Mundial de 2026, o México entrou em campo contra a África do Sul na partida de estreia da competição.
Até o fechamento desta matéria, a seleção mexicana vencia por 2 a 0, com gol do camisa 9 Julián Andrés Quiñones e de Raúl Jiménez, camisa 67.

Manifestações no México 

Enquanto investidores acompanhavam desempenho do mercado financeiro e torcedores ficavam de  abertura do torneio, a Cidade do México também registrou manifestações nas proximidades do Estádio Azteca. Dezenas de manifestantes e policiais entraram em confronto nos arredores da arena durante a cerimônia de abertura do Mundial.
Os protestos reuniram diferentes grupos sociais, com destaque para familiares de pessoas desaparecidas e professores da rede pública em greve. As manifestações ocorreram em diversos pontos da região sul da capital mexicana, chamando atenção para reivindicações que seguem mobilizando parte da população.
Os profissionais da educação estão há mais de uma semana pressionando por melhorias salariais e mudanças nas regras de aposentadoria. O grupo rejeitou a proposta mais recente apresentada pelo governo em reunião realizada na noite de quarta-feira. Entre as principais demandas estão a revogação da lei do ISSSTE, aprovada em 2007 durante o governo de Felipe Calderón.
Já os familiares de desaparecidos aproveitaram a visibilidade do evento esportivo para reforçar os pedidos por respostas das autoridades. Segundo dados da Anistia Internacional, o México contabilizava 134.460 pessoas desaparecidas até 25 de maio de 2026.