BC alerta sobre falha de segurança em dados do Pix pela Fidúcia

O órgão atribui o incidente a falhas específicas nos sistemas da instituição.

Author
Publicado em 18/03/2024 às 20:28h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 18/03/2024 às 20:28h Atualizado 1 mês atrás por Jennifer Neves
Foto - Shutterstock
Foto - Shutterstock

📲 O Banco Central reportou um incidente de segurança envolvendo dados pessoais relacionados às chaves Pix, nesta segunda-feira (18). Os dados estavam sob a custódia da Fidúcia (Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada). O BC atribui o incidente a falhas específicas nos sistemas da instituição.

Conforme comunicado emitido pelo órgão, não houve exposição de informações sensíveis, como senhas, detalhes de transações ou saldos em contas bancárias, sequer foram comprometidas outras informações protegidas por sigilo bancário. O BC esclareceu que os dados obtidos se limitaram a informações cadastrais, que não permitem manipulação de recursos, acesso às contas ou a dados financeiros adicionais.

Os indivíduos afetados pelo incidente serão notificados exclusivamente por meio dos aplicativos ou do internet banking das instituições com as quais possuem relacionamento. O banco e as instituições participantes não utilizarão outros canais de comunicação, como aplicativos de mensagens, telefonemas, SMS ou e-mails, para contatar os usuários impactados.

Segundo a nota, medidas cabíveis estão sendo tomadas para investigar “minuciosamente” o ocorrido, e serão aplicadas as sanções conforme estipulado na regulamentação vigente.

Apesar de não ser uma exigência legal, dada a baixa probabilidade de impacto significativo para os usuários, o BC optou por divulgar o incidente à sociedade, em consonância com seu compromisso com a transparência em suas operações, diz em nota.