Azul negocia fusão com Gol (GOLL4) via acionista, diz jornal

Holding trocaria ações da Gol por participação na Azul

Author
Publicado em 18/04/2024 às 15:46h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 18/04/2024 às 15:46h Atualizado 3 meses atrás por Wesley Santana
Avião da Gol para a Copa do Mundo. Foto: Divulgação
Avião da Gol para a Copa do Mundo. Foto: Divulgação

✈️Depois que a Gol (GOLL4) entrou em recuperação judicial, a discussão sobre uma eventual fusão com a Azul (AZUL4) ganhou força.

Nesta quinta-feira (18), a agência Bloomberg publicou uma matéria dizendo que um acordo entre as duas companhias aéreas pode sair do papel. A Azul estaria negociando a compra de uma parte da Gol por meio de um acionista da concorrente.

As tratativas estariam em curso com a holding Abra Group, que trocaria suas ações da Gol por uma participação acionária na Azul. Fontes disseram à reportagem que esse tipo de transação pode dar certo, já que não envolve muito dinheiro de forma direta.

🧭Leia também: Gol (GOLL4) irá devolver até 16 aviões dentro da sua reestruturação, diz jornal

De certa forma, a empresa manteria ações em duas companhias aéreas da América Latina, já que também é acionista da Avianca. Se o acordo for para frente, deve passar por análise de diversos grupos, desde os credores aos órgãos reguladores, como o Cade (Conselho de Defesa Econômica).

No mês passado, a Bloomberg já havia adiantado o interesse da Azul nos ativos da Gol, que teria contratado duas instituições para avaliar a viabilidade de um acordo. Desta forma, a Azul teria duas partes de um mercado que é explorado quase em sua totalidade por três empresas.

Latam no páreo

🤼 Neste jogo, a Latam também não está de braços cruzados. Em fevereiro, logo após a entrada na Gol no Chapter 11, a Justiça dos Estados Unidos autorizou uma investigação para averiguar se a Latam estaria se aproveitando da situação para contratar pilotos e fornecedores da rival.

Segundo a companhia brasileira, não foi mera coincidência a abertura de um processo de contratação de novos funcionários no dia seguinte ao pedido de recuperação judicial. Além disso, a empresa também foi acusada de assediar agentes de viagens na tentativa de desencorajar agentes de viagens a reservar voos com a Gol.

Em nota, a Latam afirma que está em contato permanente com todas as partes interessadas em matéria de frota. "A companhia está ativa no mercado há vários meses com o objetivo de garantir a capacidade necessária para atender às necessidades contínuas e de longo prazo no contexto dos desafios globais da cadeia de suprimentos e da falta de aeronaves/motores.", frisou.

GOLL4

GOL
Cotação

R$ 1,11

Variação (12M)

-89,21 % Logo GOL

Margem Líquida

10,48 %

DY

0%

P/L

1,83

P/VP

0.18