O valuation de ações é uma das técnicas mais utilizadas pelos investidores que investem no mercado acionário. Dentre aqueles que utilizam esse tipo de técnica para definir em quais ações investir, podemos citar o nome de Warren Buffet, ou seja, nada mais, nada menos que o maior investidor da atualidade.

Você utiliza o Valuation de Ações para analisar determinadas empresas, antes de investir nas suas ações? Ainda não? Então, não deixe de conferir esse conteúdo até o final. Aqui, explicaremos o conceito de Valuation e as duas técnicas mais conhecidas para a realização desse tipo de análise.

Investimento em Private Equity
Homem mexendo no notebook – Foto por Freepik.

O que é Valuation de ações?

O Valuation de ações é uma técnica muito utilizada por investidores que buscam estimar o preço justo de determinadas ações, visando a obtenção de lucros no futuro. 

Basicamente, o investidor que faz uso do valuation, busca encontrar no mercado empresas que estejam sendo negociadas abaixo do seu valor intrínseco, fato que além de reduzir riscos, pode garantir bons lucros no futuro em razão de possíveis valorizações que essas ações possam sofrer.

Em geral, o preço pelo qual uma ação é negociada na Bolsa de Valores não está diretamente relacionado ao valor intrínseco de uma empresa, mas sim com as expectativas do mercado e dos investidores sobre os seus negócios e o seu futuro.

Altamente especulativo, o mercado de ações pode gerar distorções entre o valor justo e o preço de mercado de determinadas ações. 

Sendo assim, podem existir ações “supervalorizadas” ou seja, negociadas muito acima do seu valor justo e intrínseco e ações “subvalorizadas”, que são aquelas que estão sendo negociadas abaixo do seu valor justo, e que portanto, merecem a atenção dos investidores com foco no Valuation.

Logo, se o valor intrínseco de uma ação é de R$ 50,00, mas ela vem sendo negociada a R$ 30,00 essa pode ser sem dúvidas uma excelente oportunidade para o investidor que acredita e aposta no valuation, pois afinal, a expectativa é que ao longo do tempo a ação em questão caminhe em direção ao seu valor justo.

Em uma das suas frases mais conhecidas sobre o assunto, Warren Buffet disse o seguinte:

“É muito melhor comprar uma empresa maravilhosa a um preço justo, do que uma empresa justa a um preço maravilhoso.”

Sem dúvidas, quem aposta no valuation de ações e sabe como realizar análises com foco nessa estratégia e em busca de ações negociadas abaixo do seu preço justo, pode realizar boas compras no mercado e assim, lucrar significativamente no futuro.

Você deseja aprender mais sobre o Valuation de ações e aplicá-lo nas suas análises? Então, continue conosco!

Como analisar  Valuation de ações?

Como analisar Valuation de ações?
Como analisar Valuation de ações? – Foto: Freepik

Basicamente, existem duas metodologias que são amplamente utilizadas para a determinação do valuation ou valor justo de uma ação, são elas:

  • Valuation por Múltiplos
  • Valuation por fluxo de caixa descontado

Conheceremos agora, cada uma dessas metodologias.

Valuation por Múltiplos

No valuation de ações, por múltiplos, os investidores procuram analisar alguns indicadores de mercado, realizando uma comparação entre empresas do mesmo setor de atuação ou até mesmo com o próprio histórico de indicadores da empresa em análise.

Com base na análise dos indicadores e seus múltiplos, é possível definir se uma ação está sendo negociada abaixo ou acima do seu valor justo, seja em relação ao seu histórico ou em relação a suas concorrentes.

Dentre os indicadores mais importantes em uma análise fundamentalista por múltiplos, podemos citar os seguintes:

No entanto, apesar de simples, direto e bastante utilizado, os analistas e investidores mais experientes do mercado, não acreditam que a análise de valuation por múltiplos seja a melhor opção para apoiar o investidor nas suas decisões. 

Sendo assim, conheceremos no próximo tópico, um outro método para a análise do valuation de ações, o método do Fluxo de Caixa Descontado.

Valuation por Fluxo de Caixa Descontado

A análise de valuation levando em consideração o cálculo do fluxo de caixa descontado, é a opção mais viável e segura segundo os analistas e especialistas no assunto.

O método para cálculo do valuation de ações, utilizando o fluxo de caixa descontado é realizado com base no seguinte passo a passo:

1.Projeção de fluxo de caixa: Projetar o fluxo de caixa futuro é o primeiro passo para a análise do valuation de ações com base na metodologia do fluxo de caixa descontado.

Basicamente, o fluxo de caixa futuro é uma previsão de receitas e despesas de uma determinada empresa para os próximos anos.

2.Definição da taxa de desconto: Após a projeção do fluxo de caixa, define-se uma taxa de desconto anual, que leva em consideração a estrutura de capital da empresa e os riscos do investimento.

3.Soma dos fluxos descontados: Por fim, soma-se o fluxo de caixa descontado para os próximos anos visando estimar o valuation ou valor justo da empresa.

Apesar de preferido por alguns analistas, o Valuation por Fluxo de Caixa Descontado é significativamente mais complexo devido a sua metodologia e fórmulas de cálculo, que por sinal, não isentam por completo o investidor dos riscos do mercado de ações, não sendo portanto, esse método a melhor opção para investidores iniciantes.

Onde encontrar indicadores para a análise de Valuation?

Onde encontrar indicadores para a análise de Valuation?
Onde encontrar indicadores para a análise de Valuation? – Foto: Freepik

Para ser mais assertivo nas suas escolhas como investidor, comprar ações que estejam sendo negociadas abaixo do seu valor justo, com base na análise de valuation é sem dúvidas uma excelente estratégia.

Mas, afinal, onde encontrar indicadores atualizados para fundamentar as análises de valuation?

Para aqueles que ainda não conhecem, gostaríamos de apresentar a nossa página de indicadores.

Aqui no Investidor 10, você tem acesso gratuito aos indicadores fundamentalistas das principais empresas negociadas no mercado de ações brasileiro. 

Logo, o Investidor 10 transforma-se em uma excelente ferramenta para as suas análises e ponte para investimentos cada vez mais assertivos e lucrativos.

Para acessar os indicadores fundamentalistas das principais empresas listadas na B3, clique aqui.

Ficou com alguma dúvida ou possui alguma observação que possa contribuir para esse conteúdo? Então, não deixe de enviar o seu comentário!

Antes de sair, aproveite para começar a seguir o Investidor 10 nas redes sociais e fique sempre por dentro de novidades e conteúdos relevantes sobre o mundo dos investimentos.