Quais são as principais vantagens encontradas pelo investidor que aplica os seus recursos em ações? O que tem feito um número cada vez maior de pessoas investir em ações?

A resposta para as perguntas acima é o que você encontrará aqui, em mais um conteúdo super interessante do Investidor10!

O crescimento do número de investidores na Bolsa de Valores

Vantagens do investimento em ações
Vantagens do investimento em ações – Fonte: Freepik

O número de interessados em ações vem crescendo significativamente no Brasil nos últimos anos, principalmente após as constantes quedas da Taxa Selic.

Para que se tenha uma ideia, durante muito tempo o número de investidores cadastrados na Bolsa de Valores brasileira, a Bovespa, era de aproximadamente 500 mil pessoas. No entanto, a partir de 2019 iniciou-se um crescimento significativo na busca por ações, fazendo com que ainda em julho daquele ano o número de investidores ativos na Bolsa de Valores chegasse a marca de 1 milhão de pessoas.

Contudo, o movimento que já chamava a atenção dos especialistas e analistas de mercado, não parou de crescer, o que fez com que atualmente a Bolsa de Valores já registre um número aproximado de 3 milhões de investidores cadastrados.

O que justifica o crescimento acelerado da Bolsa de Valores?

A explicação para esse fenômeno de crescimento da Bolsa de Valores justifica-se basicamente pela queda da Taxa Selic que até alguns anos atrás, esteve em alta, sendo cotada por um bom período acima do patamar dos 14% contra os apenas 2% atuais.

Sendo a Selic a taxa básica de juros da economia ela serve de parâmetro para as principais aplicações da renda fixa, fazendo com que muitos investimentos que antes ofereciam uma boa rentabilidade, hoje já não sejam atrativos como antes. 

Segundo os especialistas, foi justamente a queda da Selic e consequentemente a menor rentabilidade oferecida pela renda fixa um dos principais fatores para o crescimento da renda variável e do mercado de ações.

Principais vantagens do investimento em ações

Aproveitando esse contexto de crescimento, vejamos algumas das principais vantagens oferecidas pelo mercado de ações para o investidor:

1.Maior rentabilidade

Sem dúvidas, o maior potencial de rentabilidade é a principal vantagem encontrada pelos investidores que aplicam seus recursos em ações. Como prova disso, podemos citar o crescimento exponencial das ações do Magazine Luiza – MGLU3, que em apenas um ano mais que dobraram de valor.

Investir em ações, apesar de mais arriscado que o investimento em ativos da renda fixa, pode ser uma excelente vantagem para o investidor que busca por maior rentabilidade, sobretudo após as constantes quedas da Taxa Selic, que como já citamos, comprometeu os rendimentos pagos na renda fixa.

2.Alta liquidez

A liquidez também é uma das vantagens encontradas por quem decide investir em ações.

Certamente, devido ao número cada vez maior de pessoas inscritas na Bolsa de Valores, a liquidez, ou seja, a velocidade com que se consegue vender uma ação e transforma-lá em dinheiro cresceu significativamente.

Sendo assim, hoje já não é difícil como antes vender rapidamente uma ação a preço justo, principalmente ações de grandes empresas.

3.Excelente fonte de renda passiva

Conhecidas pela excelente rentabilidade que podem oferecer, as ações surgem também como uma ótima fonte de renda extra.

Atualmente, muitos investidores afirmam que conseguem obter uma boa renda passiva, apenas com o recebimento dos JSCP – Juros Sobre o Capital Próprio e Dividendos pagos pelas empresas aos seus acionistas.

Hoje, já se pode encontrar por exemplo, empresas que praticam mensalmente a distribuição de lucros e JSCP aos seus acionistas e investidores.

4.Possibilidade de investir mesmo com pouco dinheiro

A até pouco tempo atrás boa parte das pessoas acreditavam que o investimento em ações era algo reservado apenas para a parte mais rica da população. No entanto, com o avanço da tecnologia e do acesso à informação e a conteúdos de qualidade sobre investimentos, essa falsa teoria acabou perdendo força.

Sendo assim, muitas pessoas já compreendem que para investir em ações não é preciso ser um empresário bem sucedido, milionário ou magnata. É possível começar investindo com muito pouco e aos poucos ir progredindo em ganhos e também no tamanho e na diversificação da carteira de investimentos.

5.Ser sócio de grandes empresas

Por fim, outra vantagem muito interessante aplicável ao universo das ações, é a possibilidade que o investidor encontra de fazer parte do quadro societário de uma grande empresa, mesmo que de forma minoritária.

Em síntese, podemos dizer que as ações são pequenas frações de uma empresa, o que faz de cada investidor dono de uma pequena parcela do negócio. 

Vale destacar, que a depender do percentual do capital aplicado sobre o total de ações de uma mesa companhia, o investidor pode por exemplo, passar a ter influência sobre as decisões mais importantes para o futuro da empresa na qual ele é acionista.

Sem dúvidas, o investimento inteligente e bem estudado em ações pode oferecer excelentes retornos para o investidor!

Deseja aprender mais sobre ações e outros investimentos? Então não perca mais tempo, salve o Investidor10 nos favoritos e acompanhe os nossos conteúdos diários!