Indicador Cres Rec: O que é? E qual a sua importância para analisar uma ação?

Author
Publicado em 30/10/2020 às 13:25h - Atualizado 4 meses atrás Publicado em 30/10/2020 às 13:25h Atualizado 4 meses atrás por Redação
Indicador Cres Rec: O que é? E qual a sua importância para analisar uma ação?
Indicador Cres Rec: O que é? E qual a sua importância para analisar uma ação?

O Indicador Cres. Rec. é talvez um dos indicadores mais simples da análise fundamentalista, objetivo, ele permite que o investidor avalie o crescimento das receitas da empresa em determinado período ao realizar uma comparação com períodos anteriores. Quer saber mais sobre esse importante indicador, qual a sua importância e como realizar a sua análise antes de decidir pela compra de uma ação? Então, não deixe de acompanhar esse artigo até o final!

O que o indicador Cres Rec representa?

O que o indicador Cres Rec representa?

O que o indicador Cres Rec representa? - Foto Freepik[/caption] Afinal, o que o indicador Cres Rec representa e qual deve ser o seu peso na tomada de decisão do investidor em relação a compra de uma ação? Como citamos na introdução deste conteúdo, o indicador Cres Rec é simples e objetivo, mas isso não faz dele um indicador menos importante do que os demais, muito pelo contrário, o indicador Cres Rec ou simplesmente “Indicador de Crescimento da Receita”, precisa ser avaliado com muita atenção pelo investidor. Em uma boa análise fundamentalista, avaliar o histórico de crescimento das empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores é um dos pontos chaves para ser mais assertivo e lucrativo, em geral, empresas com bom crescimento histórico das receitas atraem muitos investidores devido ao seu excelente potencial de retorno. A matemática é simples: Quanto mais receitas, mais lucros, mais crescimento, maior valorização e mais dividendos. Sem dúvidas, a matemática perfeita para todo investidor. Para exemplificar e facilitar o seu entendimento sobre a importância desse indicador, separamos no próximo tópico uma relação comparativa entre características de empresas com crescimento das receitas e empresas que não geram crescimento recorrente nas suas receitas.

Comparativo entre empresas com indicador Cres Rec positivo e negativo

Comparativo entre empresas com indicador Cres Rec positivo e negativo

Características de empresas com indicador Cres Rec positivo e negativo Confira agora as principais características comumente observadas nas empresas que possuem o indicador Cres Rec positivo e também nas empresas que possuem o indicador Cres Rec negativo.

Características comuns a empresas com indicador Cres Rec positivo

  • Geradoras de lucros recorrentes e crescentes;
  • Capazes de gerar e pagar bons dividendos;
  • Menor grau de risco e incertezas;
  • Boa gestão e governança;
  • Maiores chances de valorização dos papéis;
  • Atraem um grande número de investidores.

Características comuns a empresas com indicador Cres Rec negativo

  • Devido a redução das receitas podem não gerar lucro;
  • Quando não geram lucro, não pagam dividendos aos acionistas;
  • Alto grau de risco e incertezas;
  • Maiores chances de desvalorização dos papéis;
  • Possíveis problemas de gestão e governança;
  • Costumam encontrar dificuldades para atrair investidores.
Como podemos observar, as empresas que conseguem manter um bom índice de crescimento recorrente, são as que possuem maiores chances de oferecer bons resultados aos investidores e por isso estão sempre no radar do mercado. Por outro lado, aquelas que não conseguem gerar crescimento nas suas receitas, afastam os investidores, devido ao maior grau de risco e menor capacidade de geração de retorno.

Considerações Finais

Destacamos que este conteúdo possui caráter informativo e educativo, cujo objetivo é auxiliar os investidores a conhecer mais sobre indicadores fundamentalistas, sua importância, forma de análise e regra de cálculo, não se tratando portanto de uma indicação de investimento.Recomendamos ainda, que a análise de indicadores fundamentalistas não seja realizada de forma isolada, é preciso analisar o conjunto de indicadores e também os aspectos ligados à governança e fatores externos de mercado ao analisar uma ação na Bolsa de Valores.Aqui no Investidor 10, você encontra informações de valor e uma listagem completa e atualizada de indicadores das principais ações negociadas na Bolsa de Valores, não deixe de conferir!Gostou do conteúdo? Então, não se esqueça de compartilhar e conferir outros conteúdos relevantes aqui no nosso blog!

Aprenda mais sobre investimentos com o Investidor 10

Conte com os conteúdos e ferramentas do Investidor 10 para compreender cada vez mais sobre o mercado financeiro, reduzir riscos e maximizar seus resultados ao investir. Além de muito conteúdo gratuito, aqueles que desejam ter resultados acima da curva, também podem contar com os conteúdos e ferramentas especiais do Investidor 10 Pro. Assinantes do Investidor 10 Pro possuem acesso a uma série de conteúdos e ferramentas de valor sobre investimentos, incluindo:

Para ter acesso a todas as soluções acima, reduzir os riscos ao investir e maximizar seus rendimentos como investidor, clique aqui e garanta sua assinatura! Por fim, antes de sair, caso ainda não siga, não se esqueça de seguir o Investidor 10 nas redes sociais!

Aproveite e leia mais nossos conteúdos:

  • Ibovespa: Entenda como é formado o principal índice da B3
  • CDI: entenda o que é e como funciona
  • SELIC, IPCA e CDI: entenda os indicadores
  • Indicador VPA: o que é e como calcular?
  • Conheça os Principais Indicadores Fundamentalistas
  • IGP-M: O que é? Como funciona?