A empresa General Motors Company (Estados Unidos) foi constituída como uma empresa de Delaware em 2009 para construir e vender, caminhões, crossovers, carros e peças automotivas em todo o mundo.
Os negócios da General Motors estão distribuídos da seguinte forma:
Automotivo: A General Motors atua no desenvolvimento, comercialização e fabricação de veículos sob as marcas Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC.
Os veículos da General Motors, são comercializados por meio de uma rede de concessionárias e revendedoras com presença em várias partes do mundo.
Financeiro: Através da GM Financial a General Motors oferece produtos de empréstimos comerciais para concessionárias, incluindo financiamento de planta baixa de estoque de veículos novos e usados e empréstimos para financiar melhorias nas instalações da concessionária, fornecer capital de giro, adquirir peças e acessórios.
História da Empresa
A General Motors Company foi fundada em 1908 por William C. Durant com sede em Detroit para consolidar várias empresas de automóveis da época.
Em 1929, a General Motors inaugurou operações no exterior e ultrapassou a Ford Motor Company para se tornar a maior fabricante americana de automóveis de passageiros.
Em 1931, a General Motors se tornou o maior fabricante mundial de veículos motorizados. Dez anos mais tarde, em 1941, a General Motors fabricava 44% de todos os carros dos Estados Unidos e havia se tornado uma das maiores corporações industriais do mundo.
Durante a Segunda Guerra, a General Motors concentrou suas atividades no desenvolvimento de aviões, caminhões e tanques para apoiar os esforços americanos e de países aliados na guerra.
Após a guerra, a empresa voltou a produção de veículos para uso civil, desenvolvendo itens que revolucionaram a indústria automotiva, como por exemplo, a suspensão independente da roda dianteira, o monobloco e teto de aço inteiriço.
Desde então, a General Motors deu continuidade ao seu processo de expansão até que em 1995, a empresa atingiu 3 milhões de unidades vendidas em um mesmo ano fora da América do Norte e 5 milhões de veículos vendidos nos Estados Unidos.
No entanto, anos mais tarde, mais precisamente em 2009, a General Motors passava por problemas financeiros severos e precisou entrar com pedido de reorganização para evitar uma falência.
Na ocasião, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos investiu US$ 49,5 bilhões na General Motors para recuperação da empresa. Anos mais tarde, boa parte do valor foi recuperado pelo Tesouro com a venda de ações da empresa na Bolsa de Valores.
Atualmente, a General Motors ocupa um posto de destaque entre as maiores montadoras do mundo.
A empresa está listada no setor de Consumo Cíclico e categorizada na indústria de Fabricantes de automóveis e caminhões.
A General Motors é negociada no Brasil através do BDR GMCO34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker GM.
Informações Complementares
A empresa General Motors Company (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 63,66 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 74,16 Bilhões.
Com um total de 135.000 funcionários, a empresa está listada no setor de Consumo Cíclico e categorizada na indústria de Fabricantes de automóveis e caminhões.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 182,72 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 11,07 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 5,75, um P/VP de 0,86 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da GM ficou em 0,79%.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR GMCO34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker GM.