A empresa Toyota Motor Corporation (Estados Unidos) é uma montadora de veículos constituída no Japão em 1933 como divisão automotiva da Toyota Industries Corporation
A Companhia atua no mercado por meio do seu segmento automotivo e também através das suas operações de serviços financeiros.
As operações automotivas da Toyota incluem o projeto, fabricação, montagem e venda de veículos de passageiros, minivans e veículos comerciais, como caminhões e peças e acessórios relacionados.
O negócio de serviços financeiros da Toyota consiste em fornecer financiamento a revendedores e seus clientes para a compra ou aluguel de veículos Toyota.
Por meio do seu segmento de serviços financeiros a Toyota também fornece crédito parcelado no varejo e leasing por meio da compra de contratos de parcelamento e leasing originados pelos revendedores Toyota.
Atualmente a Toyota vende seus veículos em aproximadamente 200 países e regiões.
Os principais mercados de atuação da Toyota estão no Japão, na América do Norte, Europa e Ásia.
Historia da Empresa
A história da Toyota teve início em 1933, quando Kiichiro Toyota, empresário que atuava na indústria de produção de tear para a indústria têxtil, visitou os Estados Unidos e ficou encantando com os veículos da Ford e Chevrolet.
Retornando da sua viajem a América, Kiichiro Toyoda resolveu desenvolver uma divisão de Produção Automotiva em sua fábrica de tear automático, no Japão.
Em preparação para o estabelecimento da Divisão de Produção Automotiva, Kiichiro enviou o diretor Risaburo Oshima aos Estados Unidos e Europa em junho de 1933 para comprar máquinas-ferramenta para a produção automotiva que já havia sido estudada anteriormente.
Enquanto isso, Kiichiro estudou o projeto básico do protótipo do veículo e decidiu por um projeto que usasse peças comuns, de forma que os clientes pudessem usar peças de serviço para os veículos Ford e Chevrolet predominantes no Japão na época.
Em essência, ele incorporou conceitos do projeto básico do motor do Chevrolet e do resistente chassi do caminhão dos veículos Ford.
Em outubro de 1933, Kiichiro desmontou um carro de passageiros Chevrolet modelo 1933 e esboçou as peças (medidas, desenhos).
Enquanto estudava os componentes de um veículo, Kiichiro criou um projeto para um motor de protótipo
No ano seguinte, comprou veículos de passageiros e os usou como referência para seu design.
Tendo estabelecido a Divisão de Produção Automotiva, Kiichiro Toyoda começou a construir uma fábrica de protótipos e uma siderúrgica, obras que foram inauguras em 1934 sendo fundamentais para o desenvolvimento dos primeiros veículos Toyota.
No ano seguinte a inauguração da fábrica, o primeiro protótipo de veículo de passageiros, o modelo A1 foi desenvolvido.
A partir do protótipo a Toyota Motors iniciou a produção de veículos, em série, estabeleceu um departamento de vendas e em poucos anos já vendia milhares de veículos anualmente no mercado japonês.
Após conquistar o sucesso no mercado local e a expertise necessária para a produção de veículos, a Toyota expandiu suas operações para o mercado internacional, sendo considerada atualmente uma das maiores montadoras de veículos do mundo.
Em 31 de março de 2020, a Toyota operava por meio de 528 subsidiárias e 201 empresas afiliadas.
A empresa está listada no setor de Consumo Cíclico e categorizada na indústria de Fabricantes de automóveis e caminhões.
A Toyota é negociada no Brasil através do BDR TMCO34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker TM.
Informações Complementares
A empresa Toyota Motor Corporation (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 255,66 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 232,99 Bilhões.
Com um total de 359.542 funcionários, a empresa está listada no setor de Consumo Cíclico e categorizada na indústria de Fabricantes de automóveis e caminhões.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 309,87 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 33,18 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 7,71, um P/VP de 1,10 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da TM ficou em 2,56%.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR TMCO34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker TM.